20190516 Grupo de Pesquisa em Memoria Historia e Danca JPG

Grupo de Pesquisa em Memória, História e Dança – UFG

Por Michely Coutinho. Em 07/05/19 12:33. Atualizada em 07/05/19 12:36.

Sob o tema "Tema: Dança e meios de comunicação em massa" os encontros serão quinzenalmente às quintas-feiras a partir das 14 horas no Laboratório Interdisciplinar em Artes da Cena

Grupo de Pesquisa em Memória, História e Dança – UFG

Tema: Dança e meios de comunicação em massa

Onde?
Laboratório Interdisciplinar em Artes da Cena
Faculdade de Educação Física e Dança – FEFD

Quando? Às 14h

► 16/05 - 1º Encontro – O conceito de indústria cultural
Texto base:
ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. A Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In: ______. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1985. p. 99-139

Leituras complementares:
ADORNO, Theodor W. A televisão e os padrões da cultura de massa. In: ROSENBERG, Bernard; WHITE, David Manning (Orgs.) Cultura de massa: as artes populares nos Estados Unidos. São Paulo: Cultrix, 1973. p. 546-562.
HORKHEIMER, Max. Arte nuevo y cultura de masas. In: ______. Teoria crítica. Barce- lona: Barral, 1973, p. 115-137.

► 30/05 - 2º Encontro – O contraponto Benjaminiano e o conceito de experiência
Texto base:
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 7 ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. Capítulos “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica” e “Experiência e pobreza”.

Leituras complementares:
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2004.
SILVA, Rafael Cordeiro. Cultura, dominação e emancipação: dois pontos de vista. In- terAções – Cultura e Comunidade, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2006.

► 13/06 - 3º Encontro – Contribuições do cultural studies para os fenômenos populares massificados
Texto base:
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade – 1780-1950. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969. (Conclusão)


Leituras complementares:
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
THOMPSON, E.P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Cia. Das Letras, 1998.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

► 27/06 - 4º Encontro – A cultura popular massificada na latinoamérica: aproximando o olhar
Texto base:
MARTÍN-BARBERO, Jesús. O popular que nos interprla pelo massivo. In: ______. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

Leitura complementar:
CANCLINI, Néstor Garcia. A encenação do popular. In: ______. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp: 2000, p. 205-254.

► 11/07 - 5º Encontro – A cultura popular massificada na latinoamérica: aproximando o olhar
Textos base:
BIÃO, Armindo. O obsceno em cena, ou o Tchan na boquinha da garrafa. Repertório Teatro & Dança, Salvador, v. 1, n. 1, p. 23-26,1998.
VIANNA, Hermano. Funk e cultura popular carioca. Estudos Históricos, Rio de Janei- ro, v. 3, n. 6. p. 244-253, 1990.

Leituras complementares:
TOMAZZONI, Airton. Lições de dança no baile da pós-modernidade: corpos (des)go- vernados na mídia. Porto Alegre, 2009. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VIANNA, Hermano. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
VOSKELIS, Vanessa. Dança reciclada: possibilidades para o ensino de dança In: Anais do 15º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONPEEX. GOIANIA: UFG, 2018. p.239 – 243.

 

Coordenação do Curso de Licenciatura em Dança
Faculdade de Educação Física e Dança
Universidade Federal de Goiás

 

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