20190909 Efrain Livro Capa

Prof. Efrain Maciel lança livro nessa semana em congresso na UFBA

Por Michely Coutinho. En 09/09/19 10:09 .

Acesse a sinopse e apresentação do livro "Pedagogia histórico-crítica e o desenvolvimento da natureza humana"

O Prof. Efrain Maciel lança nessa semana seu livro "Pedagogia histórico-crítica e o desenvolvimento da natureza humana", durante a realização do congresso na UFBA http://www.40anosphc.ufba.br
Lançamento: Pedagogia histórico-crítica e o desenvolvimento da natureza humana
Data: 10/09/2019
Horário: 20h30min às 21h30min
Local: Salão nobre da reitoria da UFBA
Sinopse: No livro Pedagogia histórico-crítica e o desenvolvimento da natureza humana o leitor vai encontrar uma defesa do trabalho docente e da função clássica da educação escolar. Entendemos que desvelar o real para além de suas aparências visíveis e imediatas do cotidiano é socializar a todos os indivíduos a possibilidade de aprender o que de mais desenvolvido o gênero humano alcançou até o momento. É por isso que a escola deve ter como função transmitir o saber sistematizado em suas formas mais desenvolvidas, expressos nos conhecimentos clássicos das Ciências, das Artes e da Filosofia. A educação escolar desempenha um papel fundamental, pois é por meio dela que os seres humanos têm a possibilidade de desenvolverem suas máximas capacidades e possibilidades. Apenas nossas relações sociais cotidianas darão conta de nossa constituição enquanto seres sociais, no entanto, o que a pedagogia histórico-crítica defende é a possibilidade do desenvolvimento das máximas capacidades humanas e são estas que não estão imediatamente disponíveis em nossas relações cotidianas e devem ser teleologicamente produzidas pelos seres humanos, para que possamos ter acesso a elas. Ao analisar o trabalho como categoria fundante do ser social, podemos compreender como se dá a relação dialética da ação humana com a natureza e por que essa relação é fundamental para a compreensão do desenvolvimento social da natureza humana. Analisar as relações entre o trabalho educativo e a natureza humana nos permite a compreensão dos fundamentos ontológicos da pedagogia histórico-crítica, compreendendo os limites da atividade educativa nas relações sociais capitalistas e suas possibilidades de vir a ser na proposição de uma teoria pedagógica que entende dialeticamente as relações entre educação e sociedade, bem como a sua especificidade enquanto um espaço que, ao promover diretamente o máximo desenvolvimento dos indivíduos, contribui indiretamente para a transformação das bases sociais. Em um momento de ataque ao conhecimento, desqualificação da função da escola e do trabalho dos professores, este livro traz sólidos fundamentos que somam esforços na construção coletiva da pedagogia histórico-crítica, sendo destinado a todos que tenham interesse numa educação crítica e revolucionária, em especial, aos professores e alunos dos cursos de licenciaturas e demais profissionais da educação.
20190909 Efrain Livro Capa