Lula compara Brasil à China por Rio-16.

Por Pollyana Nascimento. Em 08/08/08 13:00. Atualizada em 20/07/16 08:33.

Presidente afirma que brasileiros precisam acreditar que têm competência para abrigar a Olimpíada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou ontem o Brasil à China para justificar a competência do país em abrigar os Jogos de 2016 no Rio.

"Quem viesse à China dez anos atrás iria dizer que os chineses não teriam condições de realizar os Jogos, e hoje você vê as transformações econômicas e na cidade. Estou convencido, do jeito que as coisas andam no Brasil, de que estamos mais que preparados para fazer a Olimpíada em 2016."

Lula disse que é cabo eleitoral da candidatura do Rio e que os brasileiros "precisam acreditar que nós temos competência para fazer a Olimpíada". Ele chegou a Pequim na quarta à noite para assistir à abertura da Olimpíada. Teve encontros ontem com o presidente da China, Hu Jintao, e com o presidente da Assembléia Popular Nacional, o Congresso chinês, Wu Bangguo.

"Saí com a sensação de que nós vamos ter o apoio da China", disse. Os chineses não manifestaram apoio, mas o presidente da Assembléia disse que "nunca houve uma Olimpíada na América do Sul" e que tinha simpatia pelo Brasil.

Em sua visita à Vila Olímpica, Lula usou camisa e calças azuis com a inscrição "Rio 2016", como o ministro Orlando Silva (Esporte) e o governador do Rio, Sérgio Cabral. "Por que os Estados Unidos podem fazer seis Olimpíadas, e o Brasil, nenhuma?" Na verdade, os EUA realizaram quatro Jogos.

À tarde, Lula deu a Ordem do Rio Branco ao mexicano Mario Vaquez Raña, presidente da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) e eleitor do COI, que disse que ficaria muito contente se o Rio ganhasse.

Fonte: Folha de São Paulo.