Participação da FEF no III CONCOCE

Por Pollyana Nascimento. Em 26/09/08 08:34. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Delegação da FEF participou do III Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte CONCOCE Formação Profissional em Educação Física e Ciências do Esporte no Centro-Oeste, que aconteceu no período de 17 a 20 de setembro de 2008, na Faculdade de Educação Física da UFMT, em Cuiabá

A secretaria do CBCE de Mato Grosso realizou o III Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte – CONCOCE – “Formação Profissional em Educação Física e Ciências do Esporte no Centro-Oeste, que aconteceu no período de 17 a 20 de setembro de 2008, na Faculdade de Educação Física, na Universidade Federal de Mato Grosso – FEF / UFMT, em Cuiabá-MT.

Promoveu assim o intercambio acadêmico e cultural entre os acadêmicos e profissionais de Educação Física e Ciências do Esporte da região Centro-Oeste, contribuindo com a qualificação profissional e o desenvolvimento da pesquisa cientifica, tecnológica e cultural, tendo por referencia a demanda da realidade sócio-histórica e cultural regional.

A FEF / UFG Goiânia disponibilizou um ônibus, levando 38 alunos, dentre eles, alunos também da UCG e Eseffego-UEG. Estes tiveram a oportunidade de integração com alunos de outros estados, professores e pesquisadores de diferentes instituições, participando de mesas redondas, seminários introdutórios e apresentação de trabalhos, tratando de vários temas relativos à área da Educação Física e Ciências do Esporte.

- Segue a avaliação de alguns dos participantes do lll CONCOCE:

"Achei interessante, nunca tinha vivenciado uma experiência dessa, afinal foi meu primeiro congresso. As mesas redondas trataram de temas muito interessantes, os trabalhos apresentados, orais e pôsteres, foram bem explicados. O seminário introdutório (Formação profissional e lazer) foi meio cansativo, mas foi bastante proveitoso e a troca de experiências foram legais."  Dennia Pasquali - 4º período/vespertino.

" A organização do evento em si, deixou a desejar um pouco, no entanto, o tema escolhido para as mesas redondas foi bastante relevante e muito atual, e os palestrantes escolhidos souberam trabalhar o tema de maneira clara e bem articulada. Os temas dos seminários introdutórios foram muito interessantes. Participei do seminário “Formação de Professores e Lazer”, avalio de maneira muito positiva, pois os professores que ministraram o curso souberam articular muito bem a teoria com a prática (apenas como relatos), fizemos dinâmicas muito interessantes. Houveram trocas de experiências que foram muito importantes para nosso crescimento enquanto professores."  Amanda Corrêa - 6º período/vespertino.

" O congresso foi importante e proveitoso, afinal é o meu primeiro ano de faculdade, então tive a oportunidade de compreender um pouco mais de alguns temas da Educação Física, que quase não tinha conhecimento. Pude conhecer outras pessoas da FEF e de outras instituições, essa integração é legal. Gostei muito do seminário introdutório e das mesas redondas."  Rafael Cristino - 2º período/matutino.

" A apresentação dos trabalhos orais e seus temas foram bastante interessantes, só achei que a rigorosidade com o tempo, comprometeu um pouco a qualidade de alguns. A organização foi razoável, mas foi irrelevante, pois os temas das mesas redondas foram bem proveitos e atuais, dentro dos vários temas da Educação Fisica. No seminário introdutório que participei, os professores conseguiram relacionar bem, a teoria/prática da dança aplicada a Educação Física."  Thales Cardoso - 6º período/matutino.

" As discussões realizadas nas mesas que presenciei foram bastante proveitosas para minha formação, embora algumas foram um pouco cansativas. Gostei muito da qualidade dos trabalhos apresentados nos GTT's e tambem do seminário introdutório sobre Formação Profissional e Lazer. Este me ajudou muito a relacionar as teorias sobre o lazer e a prática profissional, pois isto não era muito claro para mim. O que ajudou muito meu envolvimento com o tema foi a metodologia abordada pelos professores. Outro fato que foi novo pra mim foi a apresentação de pôster em um congresso. Valeu a experiência!! De um modo geral, o evento foi muito proveitoso e rico na diversidade de pensamentos. Apenas um aspecto me chamou a atenção: uma certa desorganização com horários, carimbos e entrega de certificados." Ananda Azevêdo - 4º período/vespertino.

Fonte: FEF