Reflexão sobre gênero

Por Pollyana Nascimento. Em 05/12/08 06:31. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação podem participar da 4ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, cujas inscrições foram prorrogadas até 5 de dezembro

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero tem o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Ministério da Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).

Podem participar alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação. Os estudantes do ensino médio premiados recebem computadores e bolsas de iniciação científica júnior; os da graduação recebem R$ 5 mil e bolsas de iniciação científica; e os da pós-graduação recebem R$ 10 mil e bolsas de mestrado ou doutorado do CNPq. Mais informações pelos telefones (61) 2108-9409 e 2108-9410.

As instituições a que pertençam as alunas e alunos do ensino médio premiadas/os recebem um computador, no valor estimado de R$ 2,5 mil, e uma assinatura anual dos Cadernos Pagu e da Revista Estudos Feministas.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é parte integrante do Programa Mulher e Ciência, tendo uma proposta de estabelecer as bases para mudanças culturais profundas e um mundo de plena eqüidade de gênero.

As inscrições estendem-se até o dia 05 de dezembro de 2008 e deverão ser feitas por meio do site www.igualdadedegenero.cnpq.br ou pelos Correios, para os seguintes endereços:

Categorias Graduado e Estudante de Graduação: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço de Prêmios – 4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, SEPN 507, Sala 203 – Brasília - DF – CEP 70740-901.

Categoria Estudante do Ensino Médio: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) – 4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – Esplanada dos Ministérios - Bloco L - Edifício Sede - sala 200, 2º andar - Brasília - DF. - CEP 70.047-900

Informações complementares sobre o prêmio podem ser obtidas pelos e-mails: Categorias Estudante de Graduação e Graduado – premios@cnpq.br Categoria Estudante do Ensino Médio – mulhereciencia@spmulheres.gov.br

Fonte: CNPQ