lll Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

Por Pollyana Nascimento. Em 21/03/09 07:34. Atualizada em 21/08/14 11:44.
A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma campanha pedagógica que traz a dimensão política do meio ambiente, caracterizada pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates sobre temas socioambientais contemporâneos

(Clique na Imagem)

Essa ação promove o reconhecimento de responsabilidades coletivas, fornecendo subsídios para políticas públicas de educação ambiental. Na conferência de meio ambiente nas escolas dos anos/séries finais do ensino fundamental, os participantes, principalmente os adolescentes, discutem os temas propostos, assumem responsabilidades na proporção de seu acesso à informação e ao poder, e definem ações para implementar suas idéias. Na Conferência Nacional, delegados de 11 a 14 anos de idade, de todas as unidades federativas, reúnem-se e dão visibilidade às idéias das escolas participantes no Brasil, por meio de uma Carta à sociedade.

A Conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação-Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC). A primeira versão, realizada em 2003, envolveu 15.452 escolas em todo o país, mobilizando 5.658.877 pessoas em 3.461 municípios. O processo desencadeou o Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas – MEC e contribuiu para a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vidas nas Escolas – COM-VIDAs, dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJs) e da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA).

A II CNIJMA, realizada em 2005/2006, envolveu 11.475 escolas e comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais e grupos de meninos e meninas em situação de rua, mobilizando 3.801.055 pessoas em 2.865 municípios. Os temas debatidos foram Acordos Internacionais sobre Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Nutricional e Diversidade Étnico-Racial. O evento nacional reuniu 540 delegadas e delegados que elaboraram a Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Brasil, entregue pelos adolescentes ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, e à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no dia 27 de abril de 2006, em cerimônia no Palácio do Planalto. Os adolescentes apresentaram na Carta seu compromisso com a construção de uma “sociedade justa, feliz e sustentável” e com “responsabilidades e ações cheias de sonhos e necessidades”.

Em 2008/2009, a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA) se dá no enfrentamento de dois imensos desafios: um planetário, pesquisar e debater nas escolas as alternativas civilizatórias e societárias para as mudanças ambientais globais; o outro, educacional, se dá no bojo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), devemos envolver todos, pais, alunos, professores e gestores, nesta iniciativa que busquem a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a permanência do aluno na escola.

Em consonância com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental, a III CNIJMA visa fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase nos processos de melhoria das relações de ensino-aprendizagem e em uma visão de educação integral, de modo a:

- Abordar a questão das mudanças ambientais globais no processo educacional; - Fortalecer o papel da escola na construção de políticas públicas de educação e de meio ambiente; - Incluir no Plano Político Pedagógico das escolas o conhecimento e o empenho na resolução dos problemas socioambientais; - Fortalecer e criar COM-VIDA - Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida e Agenda 21 nas escolas, incorporando suas ações no agir cotidiano em prol da vida, promovendo o diálogo de forma construtivista; - Contribuir para a consecução das Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, ambas iniciativas das Organizações das Nações Unidas. - Fortalecer a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade e os Coletivos Jovens de Meio Ambiente nos estados.

Como participar:

A III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente está estruturada em três etapas:

Conferência na Escola: A Conferência na Escola é um momento muito rico, pois permite à comunidade escolar (estudantes de todos os turnos, professores, professoras, funcionários e representantes da comunidade): a) conhecer e debater os subtemas propostos e suas relações com as mudanças ambientais globais; e b) reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas quanto a esse tema, planejar ações que contribuam para transformações na qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciar mudanças no lugar, no país e também no mundo.

Nesse momento, cada escola promoverá uma conferência envolvendo a comunidade para assumir uma responsabilidade com base no tema estudado; pensar em uma ação, de acordo com a responsabilidade, a ser realizada após o evento; indicar um delegado ou delegada entre 11 e 14 anos (e suplente); e criar um cartaz que traduza o resultado do trabalho coletivo.

Veja como realizar uma Conferência

Conferência Estadual (etapa opcional): As responsabilidades escolhidas na Conferência na Escola serão debatidas pelos delegados e delegadas durante a Conferência Estadual, nos estados do Brasil que optarem por realizá-la. Depois de debatidas e votadas, as responsabilidades de cada estado vão compor a Carta das Responsabilidades do Estado com propostas para o enfrentamento das mudanças ambientais globais, que serão levadas pelos delegados e delegadas escolhidos nas Estaduais à Conferência Nacional. Nos estados que não realizarem a Conferência Estadual, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente vai selecionar as responsabilidades que irão para a Conferência Nacional.

Conferência Nacional: A III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente será realizada em Brasília de 3 a 8 de abril de 2009. A Conferência Nacional será o encontro dos cerca de 670 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos de idade, que já debateram os subtemas em suas escolas, e seus estados nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens vão elaborar um documento coletivo composto por uma Carta das Responsabilidadescom as deliberações, também “traduzida” em peças de Educomunicação.

Acesse a Comunidade Virtual

Contato: (61) 2104-6142 / 6166  ou conferenciainfanto@mec.gov.br

Fonte: MEC - CNIJM