GEESPE

Por Tálita Kardech. Em 23/12/11 00:03. Atualizada em 21/08/14 11:44.


 


Apresentação e Informações Gerais

O GEESPE – Grupo de Estudos Sobre o Esporte Escolar, surgiu em meados do mês de maio do ano de 2000, por iniciativa de alunos e professores da Faculdade de Educação Física da UFG. 

A inquietação geradora dos estudos realizados pelo referido grupo tem relação direta com a forma de manifestação do fenômeno esportivo no ambiente escolar, além de seus princípios básicos e objetivos. E por entendermos, também, o esporte como conteúdo importante da Educação física é que propomos a discussão do mesmo enquanto campo de investigação científica. 

A partir de sua criação, o grupo de estudos tem associado atividades de pesquisa, extensão e reuniões de estudos periódicas. Como primeira ação concreta do grupo, foi realizado o acompanhamento dos jogos escolares oficiais do Estado de Goiás/2000, o que proporcionou a realização do I Seminário estadual sobre esporte escolar (promovido pelo grupo em parceria com o PrDE). Também, durante esse período, temos participado de eventos científicos relacionados com o tema. As participações mais recentes são as apresentações de trabalho na VI Semana cientifica da faculdade de educação física, no IX SMEE e no I Seminário do GTT Educação Física/Ciências do Esporte e Escola do CBCE. 

Portanto a proposta deste grupo de estudos é contribuir para a compreensão do fenômeno esportivo, em sua manifestação no ambiente escolar, sob os aspectos relacionados à prática pedagógica do professor de Educação Física. E para que isto se cumpra, realizaremos encontros pedagógicos, oficinas e a segunda edição do II Seminário Estadual sobre o Esporte Escolar, além de um levantamento junto às escolas da região metropolitana de Goiânia, com o objetivo de identificar a forma como vem sendo tratado o esporte escolar durante as aulas de Educação Física.

Histórico e Perpectivas Atuais 

O Grupo de Estudos Sobre Esporte Escolar – GEESPE surgiu com o propósito de analisar o esporte no âmbito escolar, em função das inúmeras críticas feitas pelos autores brasileiros. Neste sentido, para fundamentar tal análise, o GEESPE tem feito estudos e revisões sobre a produção teórica que aborda a temática; através de reuniões periódicas, participação em eventos e produção de textos, etc. 

Após sua consolidação, algumas metas foram estabelecidas. A primeira delas, deveriam ser realizadas algumas visitas a várias escolas da cidade de Goiânia, com o objetivo de identificar as várias formas tratamento dado ao esporte e as reais condições de trabalho. Em segundo lugar, deveria ser feito o acompanhamento na realização dos Jogos Intercolegiais 2000 do Estado de Goiás. 

Partindo de um profundo estudo de todo nossa produção bibliográfica, construímos instrumentos de coleta de dados, que serviram para que observássemos vários pontos importantes no referido evento. Pontos, estes, que serviram para identificar algumas das dificuldades dos professores de educação física no que diz respeito ao esporte na escola. Cabendo, resumir todo esse empenho em um só evento, o I Seminário Estadual sobre Esporte Escolar –realizado em novembro de 2000. 

Para que todo esse trabalho fosse realizado em poucos meses, o grupo ampliou-se e teve que se submeter a algumas modificações tais como, freqüentes reuniões, aumento do número de integrantes e viagens intermunicipais (cidades-sedes dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás) que constituíram exaustiva jornada. Por vezes, tais viagens, ocorriam em períodos que excediam o final de semana e interferiam no calendário acadêmico. Sem contar, também, a necessidade crescente de aprofundar a revisão dos dados que estavam sendo coletados. 

Contudo, outras atividades se impuseram no cotidiano de atividades do Grupo; tais como: Apresentações de trabalhos na VI Semana Científica da Faculdade de Educação Física da UFG, Participação no Fórum de Construção do IX SMEE e posteriormente no próprio SMEE, ambos na cidade de Goiânia e ainda a participação no I Seminário Nacional do GTT Educação Física/ Ciências do Esporte e Escola do CBCE na cidade de Belo Horizonte – MG. Finalmente, o convite para a realização de ministrar uma oficina teórico/prática no Pré-Combrace, que se realizou no período de 16 a 19 de junho do ano 2000. 

 

Planilha de Obras Sobre o Esporte Escolar

Clique para abrir a planilha em PDF