Campanha_saúde_mental_VERUSKA-POST

Com foco na saúde mental, projeto divulga ações que contribuem para o bem-estar

By Michely Coutinho. On 09/26/19 17:53 .

Iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFG visa promover a qualidade de vida no ambiente universitário

Arquivo completo com a apresentação do projeto (clique aqui)

Texto: Luiz Felipe Fernandes

A vida acadêmica é uma fase de conquistas, descobertas e crescimento, mas para alguns também pode ser um período de ansiedade, tristeza e solidão. Preocupada com a saúde mental de sua comunidade, a Universidade Federal de Goiás (UFG) lança o projeto "A Universidade te acolhe", com foco na qualidade de vida e no bem-estar. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Extensão e Cultura (Proec).

A identidade visual da campanha foi desenvolvida pela Diretoria de Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação (Secom). As peças retratam os questionamentos e os conflitos vividos por quem se encontra mentalmente fragilizado: as pessoas estão ao seu redor, mas você se sente só? Sua mente está em mil lugares, menos onde você precisa? Você descansa, mas o cansaço, a desmotivação e o desânimo parecem nunca ir embora?

Para ajudar a enfrentar esses problemas, a campanha direciona o público às ações de bem-estar promovidas pela UFG e à rede pública de atendimento à saúde mental.

Acesse aqui os serviços oferecidos.

Também será realizado o evento Bem Viver UFG, no próximo dia 26 de setembro, das 9h às 17h, no pátio do Instituto de Química, no Câmpus Samambaia. O evento visa divulgar as ações de cuidado e bem-estar já desenvolvidas por toda a comunidade UFG e proporcionar um momento de autocuidado.

Pesquisa

A última pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) mostra que mais de 60% dos estudantes de graduação afirmam que a ansiedade é sua principal condição emocional. A vulnerabilidade econômica e social dos estudantes, as dificuldades em gerenciar o tempo, as frustrações e o nível de exigência do meio acadêmico estão entre as causas que podem levar ao adoecimento mental e consequente abandono do curso.

A realidade da UFG se assemelha à da pesquisa, tornando urgente e necessário que a comunidade universitária se organize para construir ambientes mais saudáveis e acolhedores. Nesse sentido, a campanha pretende mostrar a potencialidade que os projetos e as ações já desenvolvidos pela própria comunidade da UFG auxiliam os estudantes no seu processo de formação, para que superem os inúmeros desafios que se apresentam ao longo do tempo. Dessa forma, na UFG o estudante não está só e pode contar com espaços que podem tornar a vida estudantil mais feliz e prazerosa.

Campanha Saúde mental

Fonte: Secom/UFG