Prof. Cláudio Lira publica artigo internacional
Pesquisa financiada pela CAPES aponta problemas em modelo de ensino sobre sistemas respiratórios
Egressa de curso EaD da UFG publica artigo internacional sobre Ensino de Biologia
05/08/2019 14:45 - Atualizada em 14/08/2019 08:35
Pesquisa de Susigreicy Pires aponta problemas em modelo de ensino sobre sistemas respiratórios
Imagem: Claudio Lira, Susigreicy Pires, Rodrigo Vancini, Marília Santos
Texto: Raniê Solarevisky
A egressa da especialização a distância em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB/UFG), Susigreicy Pires, publicou um artigo internacional na revista Advances in Physiology Education. Segundo a autora, o artigo "Criticizing a didactic model for teaching respiratory mechanics for high school students", analisa e identifica problemas em um modelo didático do sistema repiratório comumente utilizado em aulas de biologia do ensino médio.
No texto, também assinado pelos pesquisadores Claudio Lira (UFG), Rodrigo Vancini (UFES) e Marília Santos (UNIFESP), defende-se que o modelo diático para representar anatomicamente a fisiologia respiratória contém várias imprecisões, como a falsa impressão de que as paredes da traquéia ou da caixa torácica são rígidas, ou a falta de uma representação da relação entre as pleuras dos pulmões.
O modelo didático analisado no artigo é comumente utilizado em aulas de Biologia do ensino médio
Para o professor Claudio Lira, que orientou a pesquisa e também assina o artigo, o caminho para solucionar o problema passa pela instrução dos professores da área. "É importante que o professor de biologia saiba identificar os equívocos presentes no modelo didático e que chame a atenção dos estudantes para tais equívocos", explica.
Trajetória e Formação
O artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso que a estudante produziu para a ETAEB, também orientado pelo professor Claudio Lira. Segundo Susigreicy, no trabalho final da especialização "foi realizado uma análise qualitativa dos livros de biologia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático".
A pesquisadora também trabalhou com propostas de jogos didáticos na graduação em Biologia, também realizada na UFG, e atualmente é professora de Biologia da rede estadual de ensino, em Aparecida de Goiânia.
Questionada se a especialização a distância na UFG teve alguma influência positiva na confecção do artigo e em sua formação, Susigreicy retruca: "Sem sombra de dúvidas". "O curso a distância foi fundamental para a produção do artigo. Proporcionou-me interação com excelentes profissionais. Agregou muito conhecimento. As trocas de experiências foram magníficas e redescobri a importância da pesquisa na área da Educação", detalha.