Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI)

Encerrado o Projeto da FEF no Programa de Licenciaturas Internacionais - CAPES

O Programa de Licenciaturas Internacionais, em que participaram sete estudantes da FEF,  entre 2011.2 e 2013.2, foi encerrado com visível mérito.

O projeto que subsidiou a participação dos sete alunos da FEF nesse importante programa foi intitulado: COOPERAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA/CIÊNCIAS DO DESPORTO, e teve como objetivo principal: "proporcionar a estudantes e professores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Goiás a oportunidade de intercâmbio por meio da graduação “sanduíche” e, com isso, contribuir para a elevação da qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino no curso de licenciatura em Educação Física".

Os estudantes da FEF que participaram do Programa Licenciaturas Internacionais selecionados pela CAPES, foram: ALINE GOMES MACHADO, CAMILA ALMEIDA TEIXEIRA, CECÍLIA AUGUSTA RODRIGUES, JOHNATHAN VILAÇA FERREIRA, NATÁLIA MESSIAS DA SILVA, RICARDO BORGES VIANA e ROSANA SOUZA DE JESUS. Cada estudante cursou em média 35 disciplinas ao longo de quatro semestres letivos na Universidade de Coimbra, Portugal. Na edição 2010 – 2012 a única estudante da FEF/UFG que participou do Programa Licenciaturas Internacionais foi JÉSSICA DE MOURA PEREIRA.

Foram realizadas três missões de trabalho pela coordenação do Projeto que, por sua vez, foram estratégicas para acompanhar e orientar o trabalho dos estudantes na Universidade de Coimbra.

Quando chegaram em Portugal, os sete estudantes da FEF/UFG tiveram alguma dificuldade de adaptação por vários motivos, dentre eles as diferenças nas concepções e abordagens pedagógicas praticadas na Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra. Com o tempo, porém, eles logo as superaram e puderam aproveitar as oportunidades acadêmicas oferecidas por uma das mais antigas e tradicionais universidades do mundo. Prova disso são os bons desempenhos acadêmicos alcançados pelos estudantes brasileiros, em geral, e os da FEF/UFG, em especial. Professores portugueses têm destacado muito positivamente o empenho e a seriedade desses estudantes. A vida em outro continente, com costumes distintos, em meio a estudantes de várias nacionalidades, tem lhes oferecido rica oportunidade de conviver com outras culturas desde a formação inicial, ampliando, assim, suas visões de mundo e modos de compreensão da realidade.

Ao final deste projeto, ficou constatado que os estudantes cumpriram a contento o objetivo de frequentar as disciplinas previstas no Plano de Trabalho. Aliás, todos  obtiveram créditos acima do mínimo estabelecido pelo programa. Um dos estudantes (Ricardo Borges Viana) ficou entre os 3% melhores estudantes da Universidade de Coimbra durante o ano letivo 2012/2013. Disponível em:<http://ucv.uc.pt/ucv/podcasts/babel/estudantes-pli-entre-os-melhores-da-uc>

Ao retornarem para a Universidade Federal de Goiás, os estudantes participaram no dia 10 de Outubro de 2013, de uma mesa de Relato de Experiências "PROGRAMA LICIENCIATURAS INTERNACIONAIS: Intercâmbio Acadêmico-Cultural dos Alunos da FEF/UFG na Universidade de Coimbra". Nesta ocasião foi possível checar o avanço de todos os envolvidos, pela qualidade dos argumentos apresentados, a abrangência e complexidade da experiência acadêmica singular que tiveram a oportunidade de participar e, com isso, demonstraram que são merecedores de um duplo diploma.

O convívio dos estudantes com pessoas de várias partes do mundo, na Universidade de Coimbra - uma  das mais antigas do mundo, consistiu numa experiência singular que certamente alavancará suas carreiras acadêmicas e os transformarão em profissionais altamente qualificados para atuar no contexto da Educação Básica brasileira e, com isso, contribuir para a transformação da realidade educacional brasileira. Afinal, o depoimento de um intercambista na mesa de Relato de Experiências: "Eu tenho fragmentos do mundo em cada pedaço de mim" retrata  a riqueza e o envolvimento que uma atividade como essa, financiada pelo poder público, pode desencadear.

PROF. DR. JOSÉ LUIZ CIRQUEIRA FALCÃO

Coordenador do Programa Licenciaturas Internacionais