20190814 didatic model

Prof. Cláudio Lira publica artigo internacional

Por Michely Coutinho. Em 14/08/19 12:56.

Pesquisa financiada pela CAPES aponta problemas em modelo de ensino sobre sistemas respiratórios

Egressa de curso EaD da UFG publica artigo internacional sobre Ensino de Biologia

05/08/2019 14:45 - Atualizada em 14/08/2019 08:35

Pesquisa de Susigreicy Pires aponta problemas em modelo de ensino sobre sistemas respiratórios

Imagem: Claudio Lira, Susigreicy Pires, Rodrigo Vancini, Marília Santos

Texto: Raniê Solarevisky

A egressa da especialização a distância em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB/UFG), Susigreicy Pires, publicou um artigo internacional na revista Advances in Physiology Education. Segundo a autora, o artigo "Criticizing a didactic model for teaching respiratory mechanics for high school students", analisa e identifica problemas em um modelo didático do sistema repiratório comumente utilizado em aulas de biologia do ensino médio.

No texto, também assinado pelos pesquisadores Claudio Lira (UFG), Rodrigo Vancini (UFES) e Marília Santos (UNIFESP), defende-se que o modelo diático para representar anatomicamente a fisiologia respiratória contém várias imprecisões, como a falsa impressão de que as paredes da traquéia ou da caixa torácica são rígidas, ou a falta de uma representação da relação entre as pleuras dos pulmões.

O modelo didático analisado no artigo é comumente utilizado em aulas de Biologia do ensino médio

Para o professor Claudio Lira, que orientou a pesquisa e também assina o artigo, o caminho para solucionar o problema passa pela instrução dos professores da área. "É importante que o professor de biologia saiba identificar os equívocos presentes no modelo didático e que chame a atenção dos estudantes para tais equívocos", explica.

Trajetória e Formação

O artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso que a estudante produziu para a ETAEB, também orientado pelo professor Claudio Lira. Segundo Susigreicy, no trabalho final da especialização "foi realizado uma análise qualitativa dos livros de biologia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático".

A pesquisadora também trabalhou com propostas de jogos didáticos na graduação em Biologia, também realizada na UFG, e atualmente é professora de Biologia da rede estadual de ensino, em Aparecida de Goiânia.

Questionada se a especialização a distância na UFG teve alguma influência positiva na confecção do artigo e em sua formação, Susigreicy retruca: "Sem sombra de dúvidas". "O curso a distância foi fundamental para a produção do artigo. Proporcionou-me interação com excelentes profissionais. Agregou muito conhecimento. As trocas de experiências foram magníficas e redescobri a importância da pesquisa na área da Educação", detalha.

Fonte: https://www.ciar.ufg.br/informativos/noticia/1135