Estudantes da UFG promovem calourada com campanha de doação de sangue

: Faculdade de Medicina da UFG

: 17 a 19 de Fevereiro 2020

Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) promovem campanha de doação de sangue aos calouros da UFG em fevereiro. A ação busca aumentar o estoque de bolsas de sangue no Hemocentro de Goiás no período do carnaval. A campanha "Hemofolia 2020" vai acontecer em duas etapas diferentes: no dia 17 de fevereiro às 17 horas, haverá um Workshop sobre Doação de Sangue na Faculdade de Medicina, no Setor Leste Universitário. Nos dias 18 e 19 de fevereiro, das 08 às 17 horas, serão realizadas as doações de sangue em uma Unidade Móvel do Hemocentro localizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal - Campus Samambaia UFG.

Alunos da UFG Promovem Calourada com Campanha de Doação de Sangue

O workshop sobre a doação de sangue contará com a presença de profissionais especializados na área, os quais realizarão a devida capacitação dos participantes. Serão abordadas dúvidas recorrentes acerca dos requisitos necessários para a doação de sangue, mitos e verdades que envolvem tal ato, bem como assuntos polêmicos acerca do processo, como a doação de sangue por homossexuais e o fim da remuneração por bolsa de sangue doada no Brasil. O evento contará, principalmente, com a presença dos ingressantes na universidade no ano de 2020, mas será aberto ao público, sem nenhum custo para a participação. A segunda etapa da ação consiste na avaliação prática da efetividade da capacitação realizada no dia 17. Ela ocorrerá nos dias 18 e 19 de fevereiro no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal - Campus Samambaia UFG durante o período de matrícula dos alunos (08-16h).

A ação consistirá na doação de sangue dos presentes no workshop e no recrutamento de potenciais doadores no local, incentivando a doação por parte de familiares, amigos, outros alunos e funcionários da UFG presentes no momento da matrícula. A ação “Hemofolia 2020”, organizada por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, visa contribuir para o aumento no estoque de bolsas de sangue do Hemocentro de Goiás. Em virtude dos inúmeros acidentes e hospitalizações que ocorrem durante períodos festivos no país, como o carnaval, a demanda por bolsas de sangue cresce significativamente, porém não há suporte suficiente para o atendimento dessa necessidade de saúde e, por conseguinte, o estoque dos bancos de sangue fica escasso. Será, então, uma ação de conscientização e capacitação, a fim de que os participantes percebam a importância da doação de sangue, se tornem doadores contínuos e se transformem em recrutadores - indivíduos que estimulam e conscientizam outros sobre a doação de sangue.  Clique aqui para se inscrever.

Fonte: https://www.ufg.br/e/25116-estudantes-da-ufg-promovem-calourada-com-campanha-de-doacao-de-sangue