Weby shortcut
Facebook2019
201909 Campanha em defesa da UFG

UFG lança campanha em defesa da universidade pública

Por Michely Coutinho. Criada em 26/09/19 18:10. Atualizada em 27/09/19 11:03.

Vídeos trazem depoimentos que retratam a importância da instituição na vida de toda a população

Eu tive minha vida transformada pela UFG. E você?
Envie seu depoimento de como esta universidade mudou sua vida para reitoriadigital@ufg.br

201909 Campanha em defesa da UFG

Dando continuidade às ações em defesa da universidade pública e gratuita, a UFG lança a campanha "Minha vida sem a UFG, nem pensar", composta por vídeos que retratam a importância da Universidade na vida de toda a população. O material, produzido pela TV UFG, aborda temas como a qualidade do ensino, as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico, a interação entre a Universidade e empresas, as ações de extensão, os atendimentos na área da saúde e a formação de professores. O objetivo é mostrar que os recursos públicos federais são essenciais para o trabalho que a UFG desenvolve pelo estado de Goiás.

Os vídeos estão disponíveis no canal da UFG no YouTube.

Os vídeos trazem o depoimento de pessoas que tiveram e têm suas vidas transformadas pela UFG. São estudantes, professores, pacientes atendidos em unidades de saúde mantidas pela Universidade, empresários e personalidades da área artística e cultural, como o ator Odilon Wagner e a dupla João Neto e Frederico – veterinário e engenheiro agrônomo formados na UFG. Com isso, a campanha incentiva a sociedade a se juntar na luta em defesa de um patrimônio que é de todos.

UFG em números

A UFG possui mais de 30 mil estudantes matriculados em 156 cursos de graduação, além de 700 alunos na educação básica e 10 mil na pós-graduação. Oferece ainda 75 cursos de mestrado e 44 de doutorado. Na área da saúde, o Hospital das Clínicas da UFG realiza mais de 120 mil consultas e 19 mil internações por ano, todas pelo SUS. A Faculdade de Odontologia atende em média 500 pacientes por mês e o Laboratório Rômulo Rocha faz cerca de mil atendimentos mensais. Já as ações de extensão abrangem 200 municípios e beneficiam 500 mil pessoas.

A UFG também desenvolve pesquisas em colaboração com mais de 100 países, além de parcerias com empresas para a geração de novas tecnologias. Por ser pública e gratuita, ela socializa esse conhecimento e transforma a sociedade. O Centro de Incubação da UFG já graduou 25 empresas que somam receita bruta de R$ 24 milhões. Na área artística, a Universidade oferece mais de 900 espetáculos, alcançando um público superior a 30 mil pessoas.

Situação orçamentária

A UFG reitera o esforço permanente e exaustivo para reverter o bloqueio de recursos financeiros que prejudica as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Como vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor Edward Madureira busca uma solução para a situação orçamentária junto ao Ministério da Educação (MEC) e ao Congresso Nacional. Em agosto deste ano, o Conselho Universitário (Consuni) emitiu uma nota manifestando-se contrariamente ao projeto Future-se, proposto pelo MEC às universidades federais.

Fonte: Secom/UFG

https://www.ufg.br/n/120470-ufg-lanca-campanha-em-defesa-da-universidade-publica

Categorias: Notícias Destaques