noticia1236708453.jpg

Coletivo Canbenas discute ações afirmativas na Calourada

Por Pollyana Nascimento. Em 10/03/09 12:07. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Programação de discussões começa amanhã e vai até a próxima sexta-feira, dia 13 de março

O Coletivo de Alunos Negros Beatriz Nascimento (Canbenas) preparou programação para a semana de recepção dos calouros da UFG. Composta por uma mesa de debate e duas palestras, a Calourada Afirmativa promoverá a discussão de temas que envolvam ações afirmativas e a população negra.

Segundo a militante do Canbenas e estudante da UFG, Cinthia Marques, a iniciativa para organizar a Calourada Afirmativa surgiu decorreu da implantação do sistema de cotas na universidade. A estudante explica que o objetivo das palestras é desmistificar a ideia de que o sistema de cotas para o ingresso de estudantes negros nas universidades públicas e demais ações afirmativas seja caridade. Assim, o coletivo espera agregar tanto os calouros ingressos pelo sistema de cotas, quanto os demais estudantes da UFG. Um dos destaques dessa programação é a palestra “O aparato legal das ações afirmativas nas universidades públicas”, com o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Renato Ferreira, que explicará como as ações afirmativas funcionam legalmente.

O Canbenas é um coletivo que promove discussão sobre os desafios e problemas enfrentados pela população negra. Além disso, o grupo milita em questões que envolvam essa temática. Um exemplo foi a participação do Canbenas nas discussões para a implantação do sistema de cotas na UFG. As reuniões do coletivo são realizadas todos os sábados no Museu Antropológico da UFG, localizado na Praça Universitária, às 18 horas e é aberta à participação de todos os estudantes negros.

Acompanhe a programação de Calourada prevista pelo Canbenas.

CALOURADA AFIRMATIVA – UFG - MESA: O percurso das ações afirmativas na UFG: a caminhada vem de longe... Adriane Damascena (Conexões de Saberes), Erikson Matinada (ex-bolsista do Passagem do Meio), Maria Gorete (Canbenas),Waldemir Rosa (ex-bolsista do Passagem do Meio) Horário: 09h30 Dia 11/3/09 (Quarta-feira) Local: Auditório do IESA – Câmpus II

Palestra: Políticas públicas em educação: o processo de inclusão da população negra brasileira Debatedora: Denise Botelho (UnB) Horário: 14h Dia 12/3/09 (Quinta-feira) Local: Auditório da Faculdade de Educação – Câmpus I

Palestra:Perspectivas acerca das ações afirmativas nas universidades públicas brasileiras Debatedor: Nelson Inocêncio (UnB) Horário:19h30 Dia 12/3/09 (Quinta-feira) Local: Auditório da FCHF – câmpus II

Palestra: O aparato legal das ações afirmativas nas universidades públicas Debatedor: Renato Ferreira (UERJ) Horário: 09h30 Dia 13/3/2009 (Sexta-feira) Local: Auditório da Faculdade de Educação