3,5 milhões de reais serão investidos no incentivo a prática esportiva

Por Pollyana Nascimento. Em 16/03/09 19:12. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Clima de muita festa durante a assinatura de convênio entre a Prefeitura de Goiânia e o Ministério dos Esportes para investimento de R$ 3,5 milhões em programas de iniciação esportiva

O documento foi firmado na manh de hoje, no Clube do Povo, no Setor Alto Vale, pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, o prefeito Iris Rezende e o secretrio municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Orro.

Em meio a apresentaes esportivas e culturais feitas por integrantes do Programa Segundo Tempo, que assiste por meio do esporte mais 10,2 mil crianas e adolescentes da Capital, o prefeito Iris anunciou que todas as unidades do ensino pblico municipal sero transformadas em escolas de tempo integral, sistema que j utilizado em 13 unidades de educao. O aumento no tempo de permanncia dos alunos nas escolas s possvel, segundo Iris, a partir convergncia entre aulas didticas, atividades fsicas e culturais.

A cooperao e ao intersetorial defendida por Iris encontrou, inclusive, respaldo por parte do ministro Orlando Silva. Alongar a jornada escolar por meio do esporte, assim como a cultura ou a incluso digital, uma forma de estruturar uma rede de proteo nossa infncia. Fico muito feliz de voltar Goinia para anunciar essa parceria com a Prefeitura que atender mais de 10 mil crianas, afirmou o ministro. O programa Segundo Tempo, cujo objetivo incluir socialmente, por meio da prtica esportiva, crianas que estejam em situao de riscos sociais, foi lanado nacionalmente em Goinia, em 2003. Hoje, mais de um milho de crianas so atendidas em todo o Brasil.

Verba

Os R$ 3,5 milhes garantidos por meio do convnio com o Governo Federal sero empregados em 17 ncleos de prticas esportivas para crianas e adolescentes. Do montante, R$ 800 mil sero investidos pela Prefeitura e R$ 2,8 milhes pelo Ministrio do Esporte. uma colaborao do Ministrio com as escolas em tempo integral de Goinia. Quando assumi a Prefeitura no existia nenhuma, hoje so 13 e vamos partir para que todas as escolas de Goinia, dentro de pouco tempo, sejam de tempo integral para com isso tirar nossas crianas e jovens das ruas, fazendo com eles passem o dia na escola estudando e praticando esporte. Vamos prepar-las para um futuro promissor, diz Iris Rezende.

A partir da prxima segunda-feira, quando comeam as atividades desenvolvidas em 51 ncleos, atravs da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), os alunos tero acesso a 12 modalidades esportivas: voleibol, futebol, futsal, handebol, atletismo, xadrez, capoeira, basquetebol, natao, karat, taekwondo. Os alunos recebero uniforme, material esportivo e lanche. As aulas acontecem no contraturno escolar, trs vezes por semana.

Vinte e quatro ncleos, com mdia de 200 estudantes cada, funcionaro em escolas de tempo integral da Secretaria Municipal de Educao, e outros 17 em parceria com a Secretaria de Assistncia Social (Semas), nas unidades municipais de Assistncia Social (Umas) e Centro Regional de Assistncia Social (Cras). Alm das aulas de iniciao esportiva, os alunos desenvolvero atividades complementares nas reas de cultura (msica, dana, pintura, artesanato) e sade, como palestras e oficinas sobre alimentao saudvel, preveno de gravidez na adolescncia e de doenas sexualmente transmissveis.

Homenagem

O prefeito Iris Rezende e o titular da Secretaria Municipal de Assistncia Social (Semmas), Walter Silva, receberam uma homenagem de dois goianos que foram medalhistas do Pan Rio 2007, Leonardo Santos e Janicarla Rodrigues. Leonardo foi medalha de bronze na categoria taekwondo, e Janicarla conquistou duas medalhas de ouro na modalidade de tnis de mesa, alm de sair com honras da Olimpada de Pequim do ano passado.

Leonardo conta que sua carreira foi iniciada dentro dos projetos sociais promovidos pela Prefeitura de Goinia e que se tornou a pessoa que hoje, graas a essa ajuda. No existe nada melhor do que a educao, aliada ao esporte, para construir o carter de uma pessoa. Sou muito realizado por ter realizado tantas conquistas e acredito que esse projeto descobrir os futuros campees e representantes do nosso Estado, ressalta o medalhista. A campe Janicarla Rodrigues parabeniza a iniciativa da Prefeitura de Goinia, que foi pioneira no projeto, iniciado em 2003, as parcerias e a ajudas financeiras por parte do governo estadual e federal. O trabalho de formao fundamental na idade escolar. Com esse projeto as crianas e adolescentes estaro ocupando sua mente com coisas produtivas e gratificantes, finaliza Janicarla.

Fonte: goiania.go