Pesquisa (grupos e laboratórios)

Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC): Realiza pesquisas sobre políticas de esporte e lazer, comunicação e mídia nos processos de formação de professores nas modalidades presencial e a distância, análises históricas e sociológicas do esporte de alto rendimento, educacional e de aventura. Saiba mais

Laboratório de Fisiologia, Nutrição e Saúde (LAFINS): Realiza pesquisas que envolvem a avaliação nutricional, fisiológica e metabólica de grupos populacionais de diferentes faixas etárias, ativos, sedentários e atletas, podendo ou não apresentar deficiências físicas ou doenças. Saiba mais

Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza (LABPHYSIS): Realiza pesquisas sobre a formação e intervenção profissional em Educação Física e às manifestações das práticas corporais e suas relações com as questões de sexualidade, gênero, etnia, corpo, cultura e natureza. Saiba mais

Laboratório de Bioengenharia e Biomecânica (LABIOENG): Realiza pesquisa sobre bioengenharia e biomecânica. Saiba mais

Laboratório de Avaliação do Movimento Humano (LAMOVH): Realiza pesquisas que envolvem a análise de movimento humano em laboratório (análises de marcha, corrida e postura) e ambiente externo (análises de postura, técnicas de atletismo, futebol e subaquática na natação). Saiba mais

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte (Esporte Lab): Tem como missão fomentar estudos e pesquisas sobre o esporte, em diversas perspectivas e manifestações, relacionando com as tendências pedagógicas e com as Ciências do Esporte. Tem por finalidade qualificar os recursos humanos para atuar nas mais diversas áreas e níveis de manifestação do esporte, por meio de estudos de temas relativos à atuação profissional e do desenvolvimento de pesquisas com vistas à produção de conhecimento sobre esporte. O projeto tem como princípio a produção, ressignificação e o compartilhamento de informações a respeito de estudos na área de Pedagogia do Esporte. Suas linhas de pesquisa estão voltadas para diversas manifestações do esporte, tais como a analise do jogo nas modalidades esportivas, o ensino e treinamento no esporte, e formação profissional de professores e treinadores. As estratégias metodológicas utilizadas no desenvolvimento das ações do Laboratório são o estudo e a pesquisa, sendo a primeira desenvolvida por meio de reuniões periódicas com leituras e discussão de textos científicos e metodologias de ensino e pesquisa, e a segunda por meio do planejamento e desenvolvimento de pesquisas coordenadas pelos professores/pesquisadores em conjunto com os colaboradores.

Grupo de estudos e pesquisas em educação física, teoria social e educação (PRAKSIS): Realiza pesquisas que envolvam questões da escola, do corpo, da educação estética, da formação de professores, do currículo, do mundo do trabalho docente, dos impactos das políticas educacionais e da juventude. Saiba mais

Núcleo de pesquisa e investigação cênica coletivo 22: Entende a dança brasileira contemporânea como linguagem híbrida, o Núcleo Coletivo 22 se abastece de elementos da cultura popular brasileira. Saiba mais

Grupo de Pesquisa e Estudo em Cognição e Ação (Cognição e Ação Lab.): Desenvolve suas atividades de estudo e pesquisa nas diferentes modalidades esportivas, em concordância com as linhas de investigação, que são: Na área da Cognição: Desenvolvimento de Testes de Conhecimento Tático Declarativo (TCTD) e Processual (TCTP); Estudos com rastreamento ocular (Eye Tracking - padrão de busca visual e seleção de sinais relevantes entre diferentes populações); Processos cognitivos em esportes (CTD + CTP + a utilização do fNIRS na investigação da ativação de áreas relacionadas às funções executivas durante a execução de tarefas de tomada de decisão em situações táticas nos esportes) e na área da Ação: Análise de jogo; Desenvolvimento (categorização e efetividade) de processos de ensino, aprendizagem e treinamento nos esportes; Metodologia de ensino nos esportes (com ênfase nos esportes coletivos e de raquete), por meio dos pequenos jogos; Motivos que levam a ação.