Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano
Congresso Pedagogia Histórico-Crítica:
educação e desenvolvimento humano
06 a 08 de julho de 2015 - UNESP Bauru
Apoio: Secretaria Municipal de Educação de Bauru
O Congresso "Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano" atende uma proposta de continuidade de dois importantes eventos que abordaram as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica em seu processo de construção coletiva: o primeiro deles foi o Seminário "Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos", realizado em 2009 na Universidade Estadual Paulista (UNESP, Araraquara -SP), cujas discussões foram embaladas pela comemoração dos esforços empreendidos pela Pedagogia Histórico-Crítica ao longo das últimas décadas tendo em vista fortalecer a luta pela educação escolar pública brasileira de qualidade; o segundo, já sob a forma de Congresso, foi intitulado "Infância e Pedagogia Histórico-Crítica", realizado em 2012 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES - Vitória - ES), cujas discussões tiveram o objetivo de abordar a temática da infância à luz das elaborações teóricas que fundamentam a Pedagogia Histórico-Crítica. É com o objetivo de dar continuidade às contribuições logradas nessas duas iniciativas que propomos no ano de 2015 a realização do Congresso Pedagogia Histórico-Crítica, cuja temática focará as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a promoção do desenvolvimento humano por meio da educação, a ser realizado no campus Bauru da UNESP.
PROGRAMAÇÃO
06 de julho (segunda-feira)
09h às 12h - Credenciamento
14h - Abertura institucional
14h30 às 17h - Mesa de abertura: Ensinar para quê? A pedagogia histórico-crítica e o papel da escola e do professor.
§ Cláudio Lira (UFBA)
§ Ana Carolina Galvão Marsiglia (UFES)
19h às 22h30 - Mesa-redonda: O que ensinar? O patrimônio cultural humano como conteúdo do ensino e a formação da concepção de mundo do aluno.
§ Newton Duarte (UNESP - Araraquara)
§ Lígia Márcia Martins (UNESP - Bauru)
07 de julho (terça-feira)
09h às 12h – Mini-cursos e oficinas
14h às 17h – Apresentação de trabalhos
19h às 22h30 - Mesa-redonda: Como ensinar? A forma de transmissão do conhecimento científico, filosófico e artístico em cada período do desenvolvimento.
§ Angelo Antonio Abrantes (UNESP - Bauru)
§ Flávia da Silva Ferreira Asbahr (UNESP - Bauru)
§ Ricardo Eleutério dos Anjos (UNOESTE)
08 de julho (quarta-feira)
09h às 12h – Apresentação de trabalhos
14h às 17h - Mesa-redonda: Que fazer? Experiências de construção e implementação de propostas pedagógicas em sistemas municipais de ensino.
§ Juliana Campregher Pasqualini (UNESP - Bauru)
§ José Claudinei Lombardi (UNICAMP)
19h30 - Conferência de encerramento: Como avançar? Desafios teóricos e políticos da Pedagogia Histórico-Crítica hoje.
§ Dermeval Saviani (UNICAMP)
As normas para elaboração e envio dos trabalhos, bem como a descrição dos eixos serão informadas em breve.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: phcbauru2015@gmail.com
Atenciosamente
Comissão Organizadora