Weby shortcut

Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI)

Atualizado em 19/11/14 09:31.

Encerrado o Projeto da FEF no Programa de Licenciaturas Internacionais - CAPES

O Programa de Licenciaturas Internacionais, em que participaram sete estudantes da FEF,  entre 2011.2 e 2013.2, foi encerrado com visível mérito.

O projeto que subsidiou a participação dos sete alunos da FEF nesse importante programa foi intitulado: COOPERAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA/CIÊNCIAS DO DESPORTO, e teve como objetivo principal: "proporcionar a estudantes e professores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Goiás a oportunidade de intercâmbio por meio da graduação “sanduíche” e, com isso, contribuir para a elevação da qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino no curso de licenciatura em Educação Física".

Os estudantes da FEF que participaram do Programa Licenciaturas Internacionais selecionados pela CAPES, foram: ALINE GOMES MACHADO, CAMILA ALMEIDA TEIXEIRA, CECÍLIA AUGUSTA RODRIGUES, JOHNATHAN VILAÇA FERREIRA, NATÁLIA MESSIAS DA SILVA, RICARDO BORGES VIANA e ROSANA SOUZA DE JESUS. Cada estudante cursou em média 35 disciplinas ao longo de quatro semestres letivos na Universidade de Coimbra, Portugal. Na edição 2010 – 2012 a única estudante da FEF/UFG que participou do Programa Licenciaturas Internacionais foi JÉSSICA DE MOURA PEREIRA.

Foram realizadas três missões de trabalho pela coordenação do Projeto que, por sua vez, foram estratégicas para acompanhar e orientar o trabalho dos estudantes na Universidade de Coimbra.

Quando chegaram em Portugal, os sete estudantes da FEF/UFG tiveram alguma dificuldade de adaptação por vários motivos, dentre eles as diferenças nas concepções e abordagens pedagógicas praticadas na Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra. Com o tempo, porém, eles logo as superaram e puderam aproveitar as oportunidades acadêmicas oferecidas por uma das mais antigas e tradicionais universidades do mundo. Prova disso são os bons desempenhos acadêmicos alcançados pelos estudantes brasileiros, em geral, e os da FEF/UFG, em especial. Professores portugueses têm destacado muito positivamente o empenho e a seriedade desses estudantes. A vida em outro continente, com costumes distintos, em meio a estudantes de várias nacionalidades, tem lhes oferecido rica oportunidade de conviver com outras culturas desde a formação inicial, ampliando, assim, suas visões de mundo e modos de compreensão da realidade.

Ao final deste projeto, ficou constatado que os estudantes cumpriram a contento o objetivo de frequentar as disciplinas previstas no Plano de Trabalho. Aliás, todos  obtiveram créditos acima do mínimo estabelecido pelo programa. Um dos estudantes (Ricardo Borges Viana) ficou entre os 3% melhores estudantes da Universidade de Coimbra durante o ano letivo 2012/2013. Disponível em:<http://ucv.uc.pt/ucv/podcasts/babel/estudantes-pli-entre-os-melhores-da-uc>

Ao retornarem para a Universidade Federal de Goiás, os estudantes participaram no dia 10 de Outubro de 2013, de uma mesa de Relato de Experiências "PROGRAMA LICIENCIATURAS INTERNACIONAIS: Intercâmbio Acadêmico-Cultural dos Alunos da FEF/UFG na Universidade de Coimbra". Nesta ocasião foi possível checar o avanço de todos os envolvidos, pela qualidade dos argumentos apresentados, a abrangência e complexidade da experiência acadêmica singular que tiveram a oportunidade de participar e, com isso, demonstraram que são merecedores de um duplo diploma.

O convívio dos estudantes com pessoas de várias partes do mundo, na Universidade de Coimbra - uma  das mais antigas do mundo, consistiu numa experiência singular que certamente alavancará suas carreiras acadêmicas e os transformarão em profissionais altamente qualificados para atuar no contexto da Educação Básica brasileira e, com isso, contribuir para a transformação da realidade educacional brasileira. Afinal, o depoimento de um intercambista na mesa de Relato de Experiências: "Eu tenho fragmentos do mundo em cada pedaço de mim" retrata  a riqueza e o envolvimento que uma atividade como essa, financiada pelo poder público, pode desencadear.

 

PROF. DR. JOSÉ LUIZ CIRQUEIRA FALCÃO

Coordenador do Programa Licenciaturas Internacionais

 FEF/UFG – Universidade de Coimbra

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

O PROJETO

FOTOS

 

Brasil-portugal

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS 

Reuniões do Programa de Licenciaturas Internacionais na Universidade de Coimbra

Nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2013, realizaram-se reuniões do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), em Coimbra, Portugal. O programa é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para qualificar o processo de formação de professores por meio do fomento de intercâmbios internacionais. Através da presença de coordenadores de diversas áreas do conhecimento, universidades de todas as regiões do Brasil estiveram representadas. Da FEF UFG, participaram os professores Cleber Dias e José Luiz Cirqueira Falcão, responsável por coordenar esta ação. Desde 2011, sete estudantes realizam parte de suas formações na Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra: Aline Gomes Machado, Camila Almeida Teixeira, Cecília Augusta Rodrigues, Johnathan Vilassa Ferreira, Natalia Messias da Silva, Ricardo Borges Viana e Rosana Souza de Jesus. Após finalizarem seus estudos no Brasil, o que a contecerá a partir do segundo semestre desse ano, todos eles receberão dupla diplomação. Trata-se de um esforço inédito do governo brasileiro para pavimentar e consolidar relações de cooperação acadêmica com outros países, ao mesmo tempo em que qualifica o processo de formação docente em níveis internacionais de exigência.

No início, diferenças nas concepções e abordagens pedagógicas praticadas em Portugal geraram alguma dificuldade de adaptação para os estudantes brasileiros. Com o tempo, porém, eles logo as superaram e puderam aproveitar as oportunidades acadêmicas oferecidas por uma das mais antigas e tradicionais universidades do mundo. Prova disso são os bons desempenhos acadêmicos alcançados pelos estudantes brasileiros, em geral, e os da FEF UFG, em especial. Ricardo Borges Viana, por exemplo, ficou entre os 10 melhores alunos do ano, entre todos os estudantes, de todos os cursos da Universidade de Coimbra. Professores portugueses têm destacado muito positivamente o empenho e a seriedade desses estudantes.

A vida em outro continente, além disso, com costumes distintos, em meio a estudantes de várias nacionalidades, tem lhes oferecido rica oportunidade de conviver com outras culturas desde a formação inicial, ampliando, assim, suas visões de mundo e modos de compreensão da realidade.

 

O PROJETO

O Projeto da Faculdade de Educação Física da UFG: Cooperação Acadêmica Internacional no Campo da Educação Física/Ciências do Desporto, coordenado pelo Prof. José Falcão, selecionado, em 2011, por meio de edital público da CAPES, para participar do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI),  encontra-se em pleno desenvolvimento.

Sete estudantes da FEF, Aline Gomes Machado, Camila Almeida Teixeira, Cecília Augusta Rodrigues, Johnathan Vilaça Ferreira, Natalia Messias da Silva, Ricardo Borges Viana e Rosana Souza de Jesus, encontram-se estudando na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra desde setembro de 2011 e ficarão até agosto de 2013.

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas e respeitadas universidades do mundo. A viagem, seguro saúde e todas as despesas desses estudantes em Coimbra estão sendo custeadas pela CAPES e, ao final do curso, eles receberão DUPLO DIPLOMA expedido pela UFG e pela Universidade de Coimbra.

 

FOTOS

 

Veja abaixo, algumas fotos (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

FOTO PLI I

 

FOTO PLI II

 

FOTO PLI III

 

 

Listar Todas Voltar