
Chamada para Publicação: Educação Especial e Processos Inclusivos
Evento
https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/announcement/view/1370: Online
: 23 de Abril 2021 a 14 de Maio 2021
A Comissão Editorial da Revista Cadernos do Aplicação (UFRGS) informa que está recebendo trabalhos para a Edição do Segundo Semestre de 2021, cuja Temática Especial é “Educação Especial e Processos Inclusivos”.
Ressalta-se que a perspectiva inclusiva, associada à educação especial vêm ganhando força, por meio de movimentos nacionais e internacionais nos últimos trinta anos, com ênfase nos anos 2000 e consolidando-se, de forma prioritária, a partir da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), reconhecida como um marco com relação ao redirecionamento da política para a área.
A partir do ano de 2008 tornou-se possível observar os efeitos da afirmação da perspectiva inclusiva em termos de política por meio do aumento das matrículas dos alunos com deficiência nas escolas regulares, bem como o decréscimo dessas matrículas nas instituições especializadas, movimento que nos aponta a necessidade da busca pela qualificação dos processos de escolarização destes alunos.
Recentemente, vimos esses sujeitos terem o seu direito ameaçado, diante da proposta de atualização da política, por meio do Decreto nº 10.502/2020 propondo, justamente a revisão da perspectiva inclusiva (BRASIL, 2020). Diante disso, compreendemos a importância de seguirmos investindo em discussões acerca dos processos inclusivos, prioritariamente neste momento, de forma a seguirmos afirmando a escola regular como lugar destes estudantes.
O principal objetivo do Dossiê é a proposição de reflexões e discussões acerca da educação especial na perspectiva inclusiva, contemplando, desta forma, os processos de escolarização de pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação* no contexto da escola regular.
Serão contemplados textos que articulem a educação especial na perspectiva da educação inclusiva com: as políticas públicas, as práticas pedagógicas, as trajetórias escolares, a formação docente, e a educação em meio à pandemia de COVID-19.
Essa temática é organizada pelos pesquisadores: Profa. Dra. Mayara Costa da Silva (UFRGS), Profa. Dra. Tásia Fernanda Wisch (UFRGS), Profa. Dranda. Carla Maciel da Silva (UFRGS), Profa. Dra. Cláudia Rodrigues de Freitas (UFRGS), Profa Dra. Dóris Pires Vargas Bolzan (UFSM), Profa. Dra. Fabiane Romano de Souza Bridi (UFSM) e Profa Dra. Denise Meyrelles de Jesus (UFES).
*Utilizamos o conceito de público-alvo – pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação - associado à Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008)
O prazo para submissão de artigos vai até 14 de maio de 2021. Na Seção Temática Especial, os trabalhos podem ser apresentados em forma Artigos, Ensaios, Relatos de Experiência, Revisões de Literatura e Resenhas. Confira as normas de publicação na aba “Diretrizes para Autores”, em “Sobre a Revista”. Além da Seção Temática, outros trabalhos podem ser encaminhados de acordo com as políticas das diferentes seções que compõem a Revista, sempre relacionados à Educação Básica. São elas: Artigos, Ensaios, Relatos de Experiência, Revisões de Literatura, Resenhas e Cadernos dos Alunos
Além de trabalhos referentes ao assunto da temática especial, as outras seções estão abertas para quaisquer assuntos relacionados à pesquisa e aos relatos de experiências em Educação Básica. A seção Cadernos dos Alunos recebe textos escritos por alunos da Educação Básica, como ensaios, reflexões e seus trabalhos de pesquisa em iniciação científica.
Para apresentar o texto, é necessário se cadastrar no sistema Open Journal. Os autores deverão submeter seus escritos obedecendo às instruções para publicação no periódico Cadernos do Aplicação, na página da revista (http://seer.ufrgs.br/cadernosdoaplicacao), em Submissões> Diretrizes para Autores.
Contamos com sua colaboração. Agradecemos seu interesse em publicar no nosso periódico.
Comissão Editorial
Revista Cadernos do Aplicação
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