BOX-FEFD_300x180_EVENTOS

: Online

: 01 de Agosto 2021 a 05 de Novembro 2021

Prezadas (os), boa tarde! O Grupo de Pesquisa Baobá: grupo de estudos em ancestralidade e pensamento decolonial, do IFBA campus Eunápolis, vem, por meio deste, solicitar apoio na divulgação do AYA- IV Seminário de De(s)colonialidades - Vozes Ancestrais: memória, manutenção da vida e circularidade de saberes.

O AYA 2021 - IV Seminário de de(s)colonialidades Vozes ancestrais: memória, sustentação da vida e circularidade de saberes - é resultado do compromisso do Grupo de Pesquisa Baobá: Grupo de Estudos em Ancestralidade e Pensamento De(s)colonial em pensar o processo histórico brasileiro, sua formação sociocultural e política, tidos por fundamentais na compreensão de trajetórias individuais e coletivas, como também em manter o compromisso político com populações e grupos que foram e são historicamente marginalizados.

O AYA 2021 trará a ancestralidade como guia temática para atar os fios de pensamentos-flecha que circularão nos debates tecidos em cada uma de suas propostas, buscando produzir ecos multirreferenciais sobre os modelos hegemônicos a fim de desestabilizá-los e provocar rupturas necessárias para a construção de posturas antirracistas e de uma sociedade mais justa e igualitária.

O AYA 2021 - IV Seminário de de(s)colonialidades Vozes ancestrais: memória, sustentação da vida e circularidade de saberes - é um evento já consolidado no calendário acadêmico do IFBA campus Eunápolis. É importante destacar que, nesta edição, contamos com a importante parceria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática (GIEPEM) da Unilab/Malês.

Serão realizados encontros entre diversas áreas do conhecimento para que o debate sobre a educação para as relações étnico-raciais possibilite o fomento de ações que combatam posturas etnocêntricas e visões estereotipadas sobre comunidades e populações marginalizadas. Estes encontros serão denominados Vozes ancestrais pela importância de que seus diálogos trarão para comunicar experiências, como também para apontar “(...) caminhos para a construção de práticas formadoras para a diversidade” (GOMES, 2005, p.1) e para pensar o currículo “como lugar, espaço, territórios de identidades e de práticas sociais nos quais são incentivadas as discussões, o entendimento e as negociações das relações de poder” (SILVA, 1999 p. 150).

De agosto a outubro estão ocorrendo Rodas de Conversa (todas com emissão de certificados) com transmissão em nosso canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCpir_Oje3rEoywOiVkr9Pnw).

As inscrições para submissão de trabalhos nos Simpósios Temáticos são gratuitas e estão abertas até 30/09/2021. Lista de Simpósios Temáticos:

1. Arte, Percepções Estéticas e De(s)colonialidades

2. Corpo, Gênero e Sexualidade: Perspectivas De(s)coloniais e Re(e)xistências

3. Pensamento De(s)colonial, Afrocentricidade e Racismo Epistêmico

4. Educação e Interculturalidade

5. Interculturalidade em Saúde: Construindo diálogos para os saberes/práticas em saúde.

6. Literatura: Perspectivas decoloniais e rasuras do cânone

7. Etnomatemática: por uma Educação Matemática de(s)colonial

Maiores informações, consulte o site do evento: http://www.ayaseminario.ga/index.html

Contamos com sua participação!

Cordialmente, Comissão Organizadora AYA 2021

Referências: GOMES, Nilma Lino. Juventude e identidade negra: os grupos culturais juvenis como espaços educativos. In: 1º Congresso Latino-americano de Antropologia. Anais. Argentina: Universidad Nacional de Rosario, Rosário. 2005. p. 1-11. SILVA. T.T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

card AYA 2021