BOX-FEFD_300x180_EVENTOS

POÉTICAS DO CORPO EM PAISAGENS PANDÊMICAS: CRIAR COMUNIDADES PARA REAVIVAR AFETOS COM A CIDADE

Evento

: Online

: 26 de Maio 2022 - 19h às 21h

POÉTICAS DO CORPO EM PAISAGENS PANDÊMICAS: CRIAR COMUNIDADES PARA REAVIVAR AFETOS COM A CIDADE

@_entre_paisagens

Estar com a paisagem, reencontrar a terra

Encontro com Karina Dias no CICLO DE LEITURAS


O segundo encontro do Ciclo de Leituras será com Karina Dias (Artista visual e Prof. Dra. da Universidade de Brasília) no dia 26 de maio, das 19h às 21h. Discutiremos como ter ficado em casa durante o isolamento social nos fez sentir exilados do mundo e abandonados pela terra. Como nomear aquele que perdeu o mundo? O que permanece como questão? Se as paisagens parecem ter repentinamente recuado, resta-nos reatar os elos, encontrar as alianças perdidas. Em tempos de pandemia, confinados, fomos convocados a reinventar formas de viver, como então (não)pensar em paisagem e indagar: qual o nosso lugar na extensão que nos circunda? Como sonhar acordada, se debaixo dos nossos pés a terra insiste em tremer? Que horizonte se desenha para aquela que ama a paisagem? A paisagem não pacifica os tremores. Talvez resida aí a sua força: nela estamos com a terra. A paisagem nos lembra que não estamos sós.


Convidamos artistas, educadores, pesquisadores, estudantes e toda comunidade interessada para participar da rede do Projeto de Extensão coordenado pela Profa. Dra. Ana Terra (Daco/PPGAC/IA/Unicamp) e pela doutoranda Laila Padovan (PPGAC/IA/Unicamp) que acontecerá ao longo de 2022 com a realização de um conjunto de ações remotas e presenciais: Ciclo de Leituras, Residências Artísticas e Oficinas.


Diante das marcas das restrições sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19, vivemos nos últimos dois anos um esvaziamento das ruas da cidade e um distanciamento intersubjetivo, trazendo profundas modificações nas relações entre o corpo e as paisagens urbanas. A partir desse contexto e em um momento de retomada de ações presenciais, o projeto nasce da urgência de criarmos dispositivos reflexivos e criativos que possibilitem a construção conjunta de saberes, buscando criar comunidades temporárias para reavivar afetos com a cidade.


Inscreva-se em: https://www.iar.unicamp.br/eventos/evento/16 



Para saber mais sobre o Projeto de Extensão, sobre os convidados do Ciclo de Leituras e para encontrar os materiais disparadores dos encontros, acesse nosso site:

https://sites.google.com/view/entrepaisagens

 

Agradecemos a atenção e esperamos que possa participar.

Até breve!


Concepção do projeto: Laila Padovan (Doutoranda - PPGAC/IA/Unicamp); Coordenação: Profa. Dra. Ana Terra (Daco/PPGAC/IA/Unicamp) e Laila Padovan; Equipe: Flora Viviani (Graduanda - Daco/IA/Unicamp), José Teixeira (Mestrando - PPGAC/Unicamp), Juliana Semeghini (Mestranda - PPGAC/Unicamp) e Laís Rosa (Mestranda - ÉDHÉA/HES-SO).


--

Poéticas do Corpo em Paisagens Pandêmicas
- Projeto de Extensão Unicamp -

instagram: @entre_paisagens