BOX-FEFD_300x180_NOTICIAS

FEFD-UFG lança material com sugestões para brincar e aprender em período de quarentena

By Michely Coutinho. On 03/27/20 16:57 . Updated at 04/01/20 12:07 .

O material foi coordenado pela Profa. Dra. Luana Zanotto em colaboração com outros professores da FEFD

SUGESTÕES PARA BRINCAR, JOGAR E APRENDER EM PERÍODO DE QUARENTENA

Dentre as orientações das autoridades de Saúde Pública frente ao novo Coronavírus, a não ocupação de espaços coletivos compõe uma das novas condutas a ser seguida pela população em período de contenção da COVID-19. Nessas circunstâncias, não se excluem as crianças, as quais, por vezes, apresentam ainda mais dificuldades em ficar em casa, isoladas, distantes das possibilidades de brincar e se movimentar em grupos como costumeiramente fazem nas escolas, ruas, parques, clubes, etc.

Neste cenário, a Professora Dra. Luana Zanotto em colaboração com outros Professores da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás, organizaram este material com sugestões de jogos e brincadeiras para o período de quarentena, buscando fomentar o repertório lúdico dos pais e demais adultos para que possam, junto com as crianças, tornar este período de isolamento também oportuno para o divertimento e aprendizado.

Representando um compilado de atividades com fins recreativos e educativos oriundos das experiências de vida e profissão dos seus organizadores, o conteúdo busca oferecer a oportunidade para conhecer ou relembrar as variações de brincadeiras individuais e com poucas pessoas, a partir do próprio corpo ou com brinquedos construídos. Assim, reúne sugestões e medidas de incentivo para que salas, quartos, quintais, varandas e demais espaços intensamente ocupados em tempos de pandemia sejam vividos ludicamente.

As indicações contemplam brincadeiras de faz de conta, tais como, brincar de pirata, comidinha, consertar, fazer compras, escolinha, super-heróis, médico (envolvendo, inclusive, os cuidados de saúde em evidência neste período), até os jogos com as dinâmicas de pegador-fugitivo, adivinhação, mímica, tabuleiro e mesa (dama, dominó, xadrez, jogo da memória, de cartas, etc.) e demais possibilidades com regras e combinados estabelecidos pelos próprios brincantes.
Este repertório configura apenas uma parte das inúmeras e infindáveis oportunidades para brincar e jogar e, devem, sobretudo, ser adaptado de acordo com as idades e condições espaciais/materiais. A partir do resgate de jogos e brincadeiras tradicionais e, até mesmo, da criação de novas manifestações, esperamos contribuir para o fortalecimento das relações lúdicas e familiares entre adulto-criança, criança-criança e adulto-adulto, em termos e tempos de pandemia. Aproveitem!

Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD
Universidade Federal de Goiás - UFG
Profa. Dra. Luana Zanotto
Contato: luanazanotto@ufg.br