BOX-FEFD_300x180_NOTICIAS

NUDIPE/FEFD lança Cadernos Pedagógicos Educação Física Escolar

By Michely Coutinho. On 04/13/20 15:30 .

Clique e acesse a primeira edição do caderno produzido pelo Núcleo de Didática e Prática de Ensino (NUDIPE)

Faça o download da primeira edição pdf_okk.JPG

Obs: o material está afixado no site: Menu superior > Pesquisa e Pós-Graduação

É com alegria que o Núcleo de Didática e Prática de Ensino da FEFD/UFG apresenta o e-book Cadernos Pedagógicos Educação Física Escolar.

O "Cadernos" é uma produção coletiva, que tem como centralidade a participação e autoria de professoras e professores de Educação Física que atuam no “chão da escola”. A maioria destes/as contribui há anos com a formação de professores da FEFD/UFG por meio do estágio curricular obrigatório no curso de Educação Física – licenciatura.

A escolha pelo nome "Cadernos" inspirou-se na intencionalidade pedagógica que é própria do exercício da docência socialmente referenciada e que se materializa no planejamento sistematizado (escrito), que se constitui como fundamento da prática pedagógica e da avaliação formativa.

Nós, do NUDIPE, como docentes que atuam na formação de professores/as de Educação Física em articulação com a instituição escolar via estágio, nos deparamos muitas vezes com a qualidade do que é produzido no contexto escolar e, ao mesmo tempo, com a pouca sistematização e divulgação deste material.

Diante disso, compreendemos que o nosso campo necessita, urgentemente, de que tais conhecimentos sejam cada vez mais sistematizados e compartilhados!

Durante o Seminário de Estágio do Curso de Educação Física - Licenciatura (FEFD/UFG) no ano de 2018, os/as professores/as convidados/as toparam o desafio de apresentar uma síntese oral e escrita dos processos pedagógicos desenvolvidos, apresentando-os para os/as estudantes do curso, num profundo e bonito (re)encontro entre formação inicial e continuada, entre universidade e escola e que culminou no Pré-lançamento dos "Cadernos Pedagógicos".

Neste ano de 2020, apresentamos o e-book Cadernos Pedagógicos de Educação Física Escolar, hospedado no site da FEFD e disponível de forma gratuita e irrestrita a todos.

São 12 relatos de experiências de ensino com os temas da cultura corporal em todas as etapas da Educação Básica da Grande Goiânia. O conteúdo é repleto de práticas pedagógicas inspiradoras, criativas e questionadoras dos valores hegemônicos presentes na realidade social.

Agradecemos a todos que se envolveram com a produção e lançamento deste rico material. Agradecemos o compromisso históricos destes sujeitos com a Educação Pública brasileira.

Desejamos que a leitura possa inspirar e fortalecer a Educação Física escolar!

Boa leitura!

Núcleo de Didática e Prática de Ensino (NUDIPE)