
Prof. Claudio Lira é coautor em artigo sobre exercício para pacientes com epilepsia durante a pandemia
Artigo foi publicado na Epilepsy & Behavior e contou com a participação de professores da UFES e UNIFESP
O Prof. Claudio Lira da FEFD é um dos coautores de artigo recém publicado que defende a importância do paciente com epilepsia realizar exercício físico em casa durante a pandemia do Covid-19.
De acordo com o Prof. Claudio, "a epilepsia é a doença neurológica mais prevalente no mundo e cerca de 2 a 3% da população mundial é acometida pela doença. Para além das condições neurológicas da doença, o paciente sofre com baixa qualidade de vida e maior probabilidade de desenvolver ansiedade e depressão." Ainda de acordo com o professor "diversas evidências científicas apontam que o exercício físico é seguro para pacientes com epilepsia e que vários estudos mostraram que o exercício melhora o quadro clínico do paciente". Entretanto, os níveis de inatividade física de pacientes com epilepsia é maior do que o da população geral e "acreditamos que a pandemia possa ter piorado esse cenário." No artigo os autores defendem a importância do paciente manter uma rotina de exercício físico regular em casa para manutenção dos níveis de atividade física e combate dos quadros de ansiedade e depressão. O professor ressalta que consultas eletivas estão sendo canceladas e isso pode gerar sobrecarga psicológica nos pacientes que pode ser minimizada pelo exercício físico. Ressalta ainda que a sobrecarga psicológica é um dos fatores que podem desencadear crises e por isso deve ser combatida.
O artigo (modalidade letter to the editor) foi publicado na Epilepsy & Behavior (fator de impacto: 2.378) e também teve a participação do Rodrigo Vancini (primeiro autor e professor da Universidade Federal do Espírito Santo), da Marília Andrade e Ricardo Arida (ambos professores da Universidade Federal de São Paulo).
Acesso gratuito ao texto em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1525505020303334