Capa_Nota_Oficial_2019_1

Nota de apoio ao Alake

Por Michely Coutinho. Em 18/06/20 16:08. Atualizada em 18/06/20 16:11.

Nota de apoio do Conselho Diretor da Faculdade de Educação Física e Dança ao estudante Alake Oranyan Rodrigues Almeida

Nota em pdf clique aqui!

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA
CONSELHO DIRETOR

NOTA DE APOIO

“Defender a educação é defender a vida”
Miguel Arroyo

O Conselho Diretor da Faculdade de Educação Física e Dança vem a público manifestar sua posição diante do fato do nosso estudante Alake Oranyan Rodrigues Almeida, do curso de Licenciatura em Educação Física, ter sido abordado pela Polícia Militar do Estado de Goiás, no curso de uma Manifestação Pública ocorrida na cidade de Goiânia, no dia 07 de junho de 2020. Fato este que inspira uma posição pública desta instituição de apoio ao estudante.

Em tempos marcados pelos acontecimentos veementemente veiculados em todo mundo sobre assassinatos de negras e negros, destacamos o assassinato do negro George Perry Floyd Jr, em Minneapolis no dia 25 de maio de 2020 nos Estados Unidos da América; sobre o assassinato do jovem negro João Pedro Mattos Pinto, no Rio de Janeiro, no dia 18 de maio de 2020, também pelas mãos da polícia; o fato de que nosso estudante, negro, Alake Oranyan Rodrigues Almeida, tenha sido escolhido para ser abordado sem que para isto ele tivesse nenhum precedente ou fato explícito que de sua própria ação demandasse uma ação policial, nos inspira ação adventícia. Diante da abordagem extremamente opressora, nosso estudante foi revistado e portava uma tesoura escolar que estava guardada dentro de sua mochila. Conforme nos relata, Alake não apresentou nenhum tipo de resistência à polícia, entrou na viatura e foi levado à delegacia aonde permaneceu por três horas. Nesta ocasião registrou-se um Termo Circunstanciado de Ocorrência, e o estudante deverá comparecer a uma audiência no dia 21 de janeiro de 2021.

Destacamos que nos gera questionamentos a abordagem ao nosso estudante, ao mesmo tempo em que somos impactados por tratamentos diferenciados a outros grupos como o caso amplamente noticiado da mulher branca, que foi a uma manifestação, em São Paulo, no dia 31 de maio de 2020, portando um taco de basebol e que não sofreu qualquer abordagem coercitiva e incriminatória por parte da polícia.

Reforçamos que a conduta moral e ética de Alake Oranyan Rodrigues Almeida; e a exemplar caminhada deste estudante em nossa Universidade tem se revelado brilhante e promissora e por isto nosso apoio de público se faz necessário enquanto instituição educativa.

Conselho Diretor da Faculdade de Educação Física e Dança, aos 17 dias do mês de junho de 2020.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
20200617 NOTA DE APOIO AO ALAKE 144 Kb fcd97dce9aabef7277be12a9bd75ded6