IMG-20200922_SetembroAmarelo_Vanessa

Profa Vanessa Santana participa de live em Campanha Setembro Verde

Por Michely Coutinho. En 21/09/20 10:45 . Actualizado en 21/09/20 16:21 .

A live acontece nessa terça-feira dia 22 às 10 horas

A Profa. Vanessa Santana participa nesta terça-feira, dia 22 de setembro, de mais uma atividade da Campanha Setembro Verde.

10h – Live – Mesa Diálogos a respeito das ações dos Núcleos de Acessibilidade das instituições UFG, UFCat e UFJ

Local: Canal UFG Oficial no YouTube - https://www.youtube.com/c/UFGOficial/

 

IMG-20200922_SetembroAmarelo_Vanessa

 

Campanha Setembro Verde

Núcleo de Acessibilidade realiza ações de conscientização sobre a luta da pessoa com deficiência

Autoria: Jéssica Maria da Silva Martins Valerio, Yasmin André da Silva Melo, Michelle da Silva Flausino

 

O Setembro Verde é uma campanha com o objetivo de que a inclusão e a acessibilidade sejam reverberadas em todos os espaços. Com isso, a UFG, em parceria com a OAB-GO,  está promovendo diversas ações durante o mês de setembro a fim de que as questões que giram em torno da acessibilidade e inclusão possam ecoar e transformar, de alguma maneira, as barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência, garantindo que as mesmas possam ter acesso aos seus direitos sem nenhum impedimento. Todas as ações visam que as pessoas com deficiência não tenham suas existências invisibilizadas, negadas e inferiorizadas em nenhum lugar.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/2015, inaugura um novo cenário para as pessoas com deficiência. O estatuto da pessoa com deficiência é instituído e apresenta várias questões, dentre elas vale destacar: o ensino inclusivo e o rompimento de barreiras, sejam elas urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e informação, atitudinais e tecnológicas.

Essa política aplicada no âmbito da universidade - o nosso lugar de fala - deve ser considerada nas práticas pedagógicas de todos docentes. Esse movimento tende a tornar os caminhos com a menor quantidade de barreiras possíveis.

A luta pela inclusão não é nova, ela acontece há muito tempo no campo dos movimentos sociais, e a Lei Federal nº 11.133/2005 instituiu o dia 21 de Setembro como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, coincidindo com o dia da árvore, de forma a representar o nascimento das reivindicações de cidadania, participação em igualdade e inclusão das pessoas com deficiência.

Em âmbito municipal, a prefeitura de Goiânia, capital do estado de Goiás, instituiu com a Lei nº 10.101/2017 o mês de setembro como o mês da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, denominado Setembro Verde, configurando-se como um evento a ser realizado em formato de campanha, cujo símbolo da campanha é um laço na cor verde.  

 

Mais informações: https://acessibilidade.ufg.br/n/133530-campanha-setembro-verde