20201104 Nota de Repudio

Nota de Repúdio dos Jogos Goianos da Saúde Mental “Marcos Antônio Alves Filho”

Por Michely Coutinho. Em 04/11/20 09:34. Atualizada em 04/11/20 09:34.

A nota de repúdio se dá em resposta à invasão em projeto de extensão da FEFD-UFG

NOTA DE REPÚDIO

Goiânia - Goiás, 3 de novembro de 2020.

Repudiamos veementemente a invasão ocorrida hoje, 3/11/2020, na reunião de organização dos Jogos Goianos da Saúde Mental. O encontro, aberto e democrático, foi organizado por estudantes, profissionais da saúde, familiares e usuários da saúde mental com o intuito de preparar os últimos detalhes de um evento que resiste às práticas manicomiais e institucionalizadoras. Devido à pandemia do novo coronavírus, essa edição faz uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), viabilizando um processo de participação radical em sintonia com a Reforma Psiquiátrica.

Logo após o início da reunião, houve uma invasão do link. Nesse momento, alguns perfis falsos iniciaram uma sequência de barulhos e inviabilizaram o chat, o que impediu a saída organizada e acolhimento dos usuários da saúde mental presentes.

Esse tipo de ação violenta é a marca de tempos de ódio e confusão organizada que tem a finalidade de criar medo e insegurança na sociedade em geral e que atinge profundamente grupos historicamente marginalizados, reforçando processos de adoecimento e mal-estar. Os impactos psicossociais deste crime têm consequências sobre os vínculos de confiança, sobre o esforço de inclusão digital e sobre as relações humanas, ferramenta fundamental para o cuidado em liberdade.

E a você que acha graça em atitudes como essas, vamos conversar? Você entende a gravidade do que fez? Sabe o esforço que é para que todas as vozes possam ser ouvidas em uma sociedade que sistematicamente anula grupos e indivíduos? Pode parecer que é apenas uma brincadeira boba ou motivo de algumas risadas, mas não é sobre isso! É expor indivíduos a situações de extremo desconforto e com danos incomensuráveis! Impossibilitar pessoas de se organizarem em prol de uma causa é cruel e não deveria ser considerado humor. Todas/os são bem-vindas/os desde que tenham zelo pelos outros seres humanos. Que tal vir para construir?

*Entendemos que a participação e a autogestão da vida e da saúde são terapêuticas. Por isso, não permitiremos que nos roubem nossa alegria e nossa luta por uma epidemia de liberdade!*

Jogos Goianos da Saúde Mental “Marcos Antônio Alves Filho”

#JGSMental2020