
Resultados da monografia de estudante de graduação da FEFD é publicada em revista científica internacional
Estudante do curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), Vinnycius Nunes de Oliveira, teve seu TCC publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health (fator de impacto: 3.39/Qualis-CAPES B1 na Educação Física)
Resultados da monografia de estudante de graduação da FEFD é publicada em revista científica internacional.
Estudante do curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), Vinnycius Nunes de Oliveira, defendeu o seu trabalho de conclusão de curso intitulado como ‘’Comparação do efeito agudo do exergame Kinect Sports® Beach Volleyball em modo singleplayer ou multiplayer sobre o nível de ansiedade-estado de homens adultos aparentemente saudáveis e fisicamente ativos”. Posteriormente, o trabalho foi publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health (fator de impacto: 3.39/Qualis-CAPES B1 na Educação Física) intitulado ‘’State Anxiety after Exergame Beach Volleyball Did Not Differ between the Single and Multiplayer Modes in Adult Men’’.
O objetivo do trabalho foi comparar o efeito agudo dos modos de jogo singleplayer e multiplayer do exergame volleyball sobre o nível de ansiedade estado. Os exergames podem ser definidos como jogos eletrônicos de movimento, em que os jogadores realizam o exercício físico por meio da interação com a tela. Os resultados mostraram que não existe diferença no nível de ansiedade-estado entre os modos singleplayer e multiplayer. Além disso, também encontramos que os dois modos de jogos proporcionaram elevados níveis de divertimento. O divertimento tem sido muito estudado por se tratar de uma variável importante para os indivíduos manterem a aderência a um programa de exercício físico. De acordo com o orientador do estudante, o Prof. Claudio Lira, “o estudo se justifica, pois 264 milhões de pessoas tem diagnóstico de transtornos de ansiedade e no Brasil, são 19 milhões de pessoas. Portanto, formas alternativas de tratamento da ansiedade são desejáveis.” O estudo também contou com a participação do Ricardo Borges Viana (egresso da graduação da FEFD), Naiane Silva Morais (estudante de doutorado da UFG), Gustavo de Conti Teixeira Costa (docente da FEFD), Rodrigo Vancini (docente da Universidade Federal do Espírito Santo) e Marília Andrade (docente da Universidade Federal de São Paulo).
O Prof. Claudio ainda reforça a importância do Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG: “Este tipo de conquista é muito relevante não só para o estudante, mas também para a UFG, pois reforça a importância do sistema publico brasileiro de fomento à pesquisa. Além disso, o Vinnycius está preparado para entrar na pós-graduação stricto-sensu.”
O trabalho foi realizado no Laboratório de Avaliação do Movimento Humano da FEFD. O estudante recebeu bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O artigo pode ser lido gratuitamente no link: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/20/10957
Texto: Cláudio André Barbosa de Lira