BOX-FEFD_300x180_NOTICIAS

Professores da FEFD e estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde publicam artigo sobre as prevalências do medo da COVID-19, depressão e ansiedade em estudantes universitários brasileiros no período das aulas remotas

Por Michely Coutinho. Em 26/01/23 14:53. Atualizada em 26/01/23 14:53.

A pandemia causou modificações substanciais na rotina da sociedade que culminaram com o aumento da prevalência de transtornos psiquiátricos. Uma dessas alterações foi a adoção de aulas remotas como método de ensino.

Recentemente, os professores da FEFD, Gustavo Conti e Claudio Lira (coordenador do estudo), e a estudante de doutorado, sob orientação do Prof. Claudio Lira, Rizia Rocha Silva, publicaram um estudo que teve como objetivo investigar as prevalências do medo da COVID-19, depressão e ansiedade e seus fatores associados entre estudantes universitários brasileiros durante as aulas remotas.

Os resultados encontrados indicam que os graduandos apresentavam alta prevalência de depressão e ansiedade, mas baixa prevalência de medo da COVID-19 durante as aulas remotas. Além disso, os pesquisadores mostraram que a presença do medo da COVID-19 esteve mais associada ao sexo feminino e ter um familiar que faleceu devido à COVID-19. Já para a ansiedade e a depressão, os principais fatores relacionados foram ser do sexo feminino, estado de saúde ruim, ser insuficientemente ativo e ter aderido totalmente ao isolamento social. Os autores sugerem que tais achados podem ser utilizados para o desenvolvimento de ações por parte dos gestores das Universidades para o manejo dos sintomas de medo, ansiedade e depressão entre os estudantes, principalmente entre as mulheres, com intervenções como a criação de programas que promovam a atividade física regular.

O estudo intitulado Prevalence of fear of COVID-19, depression, and anxiety among undergraduate students during remote classes foi publicado na Acta Neuropsychiatrica (Fator de Impacto: 4.513). Além dos pesquisadores da UFG, o estudo contou com a participação de Douglas de Assis Teles dos Santos (professor da Universidade do Estado da Bahia e egresso da UFG), Bagnólia Araújo Costa (Universidade Federal da Paraíba), Nelson Carvalho Farias-Júnior (Universidade Federal Grande Dourados), Allison Gustavo Braz (Universidade Federal de Jataí), Marília Andrade (professora da Universidade Federal de São Paulo), Rodrigo Vancini (professor da Universidade Federal do Espírito Santo), Katja Weiss (professora da University of Zurich/Suíça) e Beat Knechtle (professor da University of Zurich/Suíça).

Clique aqui para ter acesso ao estudo (link: https://www.cambridge.org/core/journals/acta-neuropsychiatrica/article/abs/prevalence-of-fear-of-covid19-depression-and-anxiety-among-undergraduate-students-during-remote-classes/86AE133CE8A569C683659FBBD93256CE)