35 anos capa

Celebrando 35 anos de excelência na FEFD: uma semana memorável

Por Tiago Dias Siel Rodrigues. Em 03/10/23 14:45. Atualizada em 05/10/23 13:38.

Honrando a tradição e recebendo novos talentos

 

35 anos capa                          Dia de comemoração e alegria

Honrando a tradição e recebendo novos talentos

A Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG) celebrou com grande entusiasmo seus 35 anos de história. Ao longo de uma semana repleta de eventos marcantes, a FEFD demonstrou seu compromisso com o ensino, pesquisa e extensão, enquanto homenageou aqueles que contribuíram para o sucesso da instituição. As atividades da semana de abertura do semestre 2023/2 tiveram três dimensões: a comemoração dos 35 anos da FEFD, a semana de planejamento 2023/2, e as boas-vindas aos novos ingressantes.

A semana começou com a calorosa recepção dos ingressantes do curso de Educação Física para o segundo semestre de 2023. A Direção da FEFD e as coordenações do curso deram as boas-vindas aos novos estudantes, lançando as bases para uma jornada de aprendizado e crescimento.

O segundo dia trouxe uma abertura oficial memorável. O Prof. Dr. Carlos Alexandre, vice-diretor e presidente da Comissão dos 35 anos, liderou a cerimônia, acompanhado pela magnífica reitora Profa. Dra. Angelita de Lima, pelo diretor da Faculdade de Educação Física e Dança, Prof. Dr. Mário Campos Hebling, e outras autoridades acadêmicas. Além disso, marcaram presença os ex-diretores que formaram a mesa de abertura junto à reitora e ao atual diretor da FEFD, compartilhando momentos significativos de suas gestões, traçando um retrato fascinante da evolução da faculdade desde sua fundação. A mesa de abertura foi mediada pelo Prof. Ms. Francisco de Marchi e pela técnica aposentada Dra. Nilva Pessoa de Souza e estiveram presentes os ex-diretores:

- Primeiro Diretor (1994): Walter Nilton Celestino
- Segundo Diretor (1994 a 1999): Antônio Celso Ferreira Fonseca
- Terceiro Diretor (1999 a 2003): Nivaldo Antônio Nogueira David
- Quarto Diretor (2003 a 2011): Marcus Fraga Vieira
- Quinta Diretora (2011 a 2015): Anegleyce Teodoro Rodrigues
- Sexto Diretor (2015 a 2019): Ari Lazzarotti Filho
- Sétimo Diretor (2019-atual): Mário Campos Hebling

Mesa de abertura

A diversidade da universidade e o progresso alcançado por meio de políticas de cotas foram destacados pelo diretor Mário Hebling. A magnífica reitora Angelita de Lima reconheceu o papel fundamental dos servidores públicos na construção da universidade e expressou seu compromisso com o diálogo entre unidades acadêmicas.

Abertura com a reitoria

Docentes, técnico-administrativos e funcionários também foram homenageados por suas contribuições notáveis neste dia, e receberam um certificado de honra por sua contribuição e uma belíssima saudação por seus serviços e contribuições.

Além disso, o dia foi marcado pela inauguração de dois locais emblemáticos, um dos quais é um memorial especial. O Ginásio de Lutas "Alejo José Fernandes Morales", inaugurado em memória do Professor Alejo José Fernández Morales, figura notável que deixou um legado duradouro na FEFD e no cenário esportivo brasileiro. Como destacado por Keila Calaça, uma das homenageadas que compartilhou suas memórias:

“(...)Professor Alejo José Fernández Morales, grande exemplo para todos que o conheceram como ser humano ímpar e educador. Levou na prática de sua vida uma total doação ao ofício de ensinar, não apenas o conhecimento formal ou as técnicas esportivas, mas principalmente ensinar como ser um humano íntegro e de caráter. Ele tinha a visão da formação integral do homem e por meio do esporte, wrestling (luta olímpica), pode transmitir tais valores de grande importância.

Na FEFD-UFG exerceu esse ofício com grande profissionalismo e amor aos alunos e atletas que por ele passaram, muitos o tendo como um pai. Também fez grandes laços fraternos e de amizade aqui dentro, com todo o corpo da FEFD em sua época e persistindo até sua despedida.

Sempre alegre e otimista levava seu sorriso e vontade de viver por onde passava. Em Goiás e no Brasil foi grande referência na luta, sendo um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do wrestling brasileiro e de grandes resultados, como campeonatos mundiais, panamericanos, sul-americanos etc. O wrestling no Brasil se divide entre antes do Alejo e depois. Nada mais justo que essa linda homenagem e reconhecimento, eternizando e agradecendo esse grande homem por todos seus serviços prestados ao Estado de Goiás e ao Brasil. Muito obrigada mestre!”.

O Ginásio de Esportes "José Pedro de Oliveira Alvarenga" também foi inaugurado, proporcionando um espaço dedicado ao desenvolvimento atlético e à promoção de atividades esportivas em homenagem ao Prof. José Pedro, Nivaldo Antônio aproveitou o momento para uma breve homenagem, onde relatou a importância do ginásio e compartilhou suas memórias:

“Parabenizo a FEFD por homenagear o Professor José Pedro dando o seu nome ao Ginásio de Esportes. É com enorme alegria que afirmo aqui, neste solene momento, que o professor Zé Pedro foi um grande amigo ao longo de 5 décadas. Fomos contemporâneos no período de graduação na ESEFEGO, depois seguimos juntos na vida profissional-docentes trabalhando com várias atividades esportivas na CEFD/UFG, e, posteriormente, atuamos juntos no novo curso de licenciatura em Educação Física na FEF (hoje FEFD/UFG). Todos aqui sabem o quanto José Pedro era um apaixonado pelo Voleibol, atuou como atleta, técnico, e um foi excelente professor de Voleibol, deixando a sua marca, sua assinatura, sua identidade histórica onde participou em torneios e campeonatos no Estado de Goiás. Mas, quero aqui destacar que foi, inegavelmente, o seu jeitão generoso, educado, solidário, gentil, alegre e amigo com os colegas de trabalho que conviveram com Zé a sua maior virtude. Atitudes que sempre demarcarão as nossas memórias de saudade e de alegrias!”

                 Certificado  Técnico 2  docente

 

                                                         técnico  Memória  

                                                  Reunião dos ex-diretores

O terceiro dia concentrou-se na dança, com a mesa "Percursos e Trajetórias da Dança em Goiás", mediada pela Profa. Dra. Valéria Chaves Figueiredo e contando com a participação de profissionais notáveis, incluindo a Profa. Ms. Lenir Miguel de Lima, Profa. Mestre Maria Zita Ferreira e Profa. Dra. Luciana Gomes Ribeiro. Uma exposição com curadoria da Profa. Dra. Renata de Lima Silva e equipe também proporcionou um mergulho na história da dança na região.

O penúltimo dia da semana foi marcado pela mesa "Contribuições do Movimento Estudantil para a Formação na FEFD – 35 Anos de Luta", mediada pelo Prof. Dr. Hugo Leonardo Fonseca da Silva. Esta discussão envolveu importantes convidados, incluindo o Prof. Dr. Reigler Siqueira Pedroza, Profa. Doutoranda Hemanuelle Di Lara Siqueira Jacob e a estudante Marinna da Silva Matos. Foi um tributo à perseverança dos estudantes em buscar a excelência acadêmica.

As comemorações também contaram com uma confraternização para os servidores da FEFD na ADUFG. Este evento proporcionou um momento de celebração e reflexão sobre a jornada de sucesso dos 35 anos da faculdade, encerrando a semana de maneira memorável.

A Exposição dos 35 anos da FEFD, que segue até novembro, continua a contar a história da faculdade através de troféus, fotografias, roupas e convites. Esta iniciativa, coordenada pela Profa. Dra. Rúbia-Mar Nunes Pinto e pela Profa. Dra. Carolina Jubé, oferece uma oportunidade única para apreciar a rica história da FEFD.

Em resumo, a Semana dos 35 anos da FEFD foi uma celebração marcante que não apenas honrou o passado, mas também olhou com entusiasmo para o futuro da Educação Física e Dança na Universidade Federal de Goiás. Que esses 35 anos de conquistas sejam apenas o começo de uma trajetória ainda mais grandiosa e inspiradora!

 

FOTOS:
Galeria de fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1jOCSaczMlvaJs1GaMgyeOseTKaoYIvt0
Crédito das fotos: Carlos Siqueira, Michely Coutinho e Tiago Siel

Categorias: Notícias Destaques FEFD