BOX-FEFD_300x180_EVENTOS

FEFD realiza Projeto Viva as diferenças: arte, cultura, esporte, lazer e cidadania

Por Michely Coutinho. Em 16/01/24 10:30. Atualizada em 16/01/24 16:51.

A programação acontece de 23 a 26 de janeiro com oficinas, palestras, espetáculos e o festival paralímpico

O Projeto Viva as Diferenças, patrocinado pela Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer da Prefeitura de Goiânia, será realizado nas instalações da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG, de 23 a 26 de janeiro de 2024. O evento compreenderá palestras, oficinas, espetáculos e um festival paralímpico.

A participação é gratuita, com inscrições efetuadas no momento do evento. Destaca-se a presença de renomados artistas e pesquisadores especializados em inclusão e diferenças de todo o Brasil, conferindo ao evento uma distinção na área.

No último dia, 1.500 crianças, provenientes de escolas públicas de Goiânia, participarão do Festival Paralímpico, recebendo brindes como camisetas, sacochilas, garrafinhas e kits lanche. Este será um momento singular para fomentar e vivenciar o respeito às diferenças, estando aberto a todas as pessoas interessadas.

O projeto é uma realização da Aspaego – Associação Paralímpica do Estado de Goiás, Agetul – Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer, Prefeitura de Goiânia, Grupo de Dança Diversus, FEFD - Faculdade de Educação Física e Dança, UFG - Universidade Federal de Goiás.

imagem evento

Descrição da Imagem:

Acima, em faixa branca irregular, em letras azuis: Projeto Viva as Diferenças: Arte, Cultura, Esporte, Lazer e Cidadania. Ao lado esquerdo desenho de parte de um catavento colorido em verde, laranja, rosa, vermelho e azul.

Abaixo ao centro em faixa branca escrito em Azul escuro: Programação.

Ao fundo, foto azulada com uma sala de dança de paredes brancas, com espelho ao fundo e barras ao lado esquerdo, pessoas dançam em duplas.

À frente em letras brancas escrito:

23/01 – 8:30 as 12 horas – Mesa Redonda

Deficiência em cena: acessibilidade, inclusão e diferença.

Dra. Ana Carolina Bezerra Teixeira – UFPB – Autora livro Deficiência em Cena.

Dr. Carlos Alberto Ferreira – UFAC –UFS

Mediação: Dra. Marlini Dorneles - UFG.

24/01 – 15 as 17 horas – Oficina

Deficiência em Cena: uma prática artística de existência.

Dra. Ana Carolina Bezerra Teixeira – UFPB

Local: Sala de Dança do Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiânia da Associação dos Surdos de Goiânia.

25/01 – 8 as 11 horas – Palestra/oficina

Poéticas sensíveis: a encenação somático-performativa como abordagem acessível.

Dr. Carlos Alberto Ferreira – UFS

Local: Sala de Dança da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

25/01 – 8 as 11 horas – Palestra/oficina.

Corporeografias: Por uma Escrita Aleijada.

Drdo. João Paulo de Oliveira Lima – UFBA

Local: Local: Sala de Dança 04 da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

25/01 – 11 as 12 horas – Palco Aberto Grupo de Dança Diversus e Grupo de Chorinho do IFG.

Local: Pátio do Bloco de Aulas da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

25/01 – 19 horas – Espetáculos:

Carta aos não def - João Paulo de Oliveira Lima - UFBA

Fragmentos de Fronteiras – Grupo de Dança Diversus.

Local: Teatro LACENA – Laboratório de estudos do Espetáculo e Artes da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

26/01 – 8 horas – Abertura do Festival Viva as Diferenças

8 as 17 horas - Festival Paralímpico/Vivência Dançante Transbordar

Local: Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

www.aspaego.org.br

Abaixo Em faixa branca irregular, escrito em azul: Realização:

Abaixo logo de Aspaego – Associação Paralímpica do Estado de Goias, Agetul – Agencia Municipal de Turismo, Eventos e Lazer, Prefeitura de Goiânia, Grupo de Dança Diversus, Faculdade de Educação Física e Dança FEFD, Universidade Federal de Goiás UFG.