Reitoria convida para o pré-evento “Etos - Desafios Éticos nas Relações entre Democracia e Estado”

Por KARLIIZ LEBARA ARANTES FABINO. En 25/01/24 09:59 . Actualizado en 25/01/24 09:59 .

O evento ocorre no dia 30 de janeiro, às 14h, no Hub Goiás, rua 261, St. Leste Universitário

O evento antecede a I Cúpula Internacional de Ética no Setor Público, que ocorrerá em maio de 2024 com a presença de autoridades nacionais e internacionais. A Cúpula é uma iniciativa da Secretaria Geral de Governo do Estado de Goiás, que conta com o apoio da Universidade Federal de Goiás, da Unesco e do Grupo Jaime Câmara.

O pré-evento, a ser realizado no dia 30 de janeiro, busca discutir temas importantes e contemporâneos que envolvem o debate político e acadêmico sobre Ética, tais como: ética e democracia, ética e respeito, ética dos afetos, ética e o uso da inteligência artificial. Estas temáticas são essenciais e imprescindíveis de serem debatidas no ambiente acadêmico universitário. Por esta razão, este convite é dirigido em especial aos/às diretores das Unidades Acadêmicas e deve ser estendido a toda comunidade acadêmica da UFG.

Descrevemos abaixo as informações e programação do evento:

Início - Mesa de Abertura com a presença de autoridades: 14h

Apresentações - 14h30

Profa. Dra. Maria Clara Dias (UFRJ): “Sobre Democracia: entre Princípios e Valores”

Profa. Dra. Márcia Zebina Araújo da Silva (FAFIL-UFG): “Ética e Respeito: devemos amar o nosso inimigo?”

Prof. Dr. Cristiano Rezende (FAFIL-UFG): “Ética, Afeto e Convivência: como a ética dos afetos correlaciona indivíduo e sociedade?”

Prof. Francisco Tavares (FD-UFG): “Ética na Sociedade da Inteligência Artificial: Desafios para a Democracia e a Legitimidade da Atuação Estatal”.

Debate - 16h

Encerramento e Coffee Break: 16h40