Estudo conduzido na FEFD mostra a importância da fisiologia humana para o desempenho acadêmico na disciplina de fisiologia do exercício

Por José Madson Rocha Viana. Em 01/02/24 15:41. Atualizada em 01/02/24 15:41.

Estudo mostra a importância da fisiologia humana para o desempenho acadêmico na disciplina de fisiologia do exercício

O estudo intitulado "Investigating academic performance and perceptions of human physiology and exercise physiology courses among undergraduate students of physical education at a Brazilian public university", publicado na revista BMC Medical Education (fator de impacto de 3.6) destacou a importância do conhecimento em fisiologia humana antes de cursar a disciplina de fisiologia do exercício. Os resultados ressaltam que os estudantes devem ser apresentados a informações básicas antes de serem expostos a conteúdos mais específicos e profissionais da área.

Para conduzir esta pesquisa, foi realizada uma análise retrospectiva dos históricos escolares dos estudantes de Bacharelado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança, armazenados no SIGAA, no período de 2009 a 2022. O estudo comparou o desempenho acadêmico em fisiologia do exercício entre dois grupos: 1) estudantes que cursaram e foram aprovados em fisiologia humana antes de cursar fisiologia do exercício; e 2) estudantes que não cursaram ou cursaram, mas reprovaram em fisiologia humana.

Os resultados revelaram que os estudantes do grupo 2, que não cursaram ou que cursaram, mas reprovaram em fisiologia humana, tiveram uma razão de prevalência de 2,37 vezes maior de reprovação em fisiologia do exercício quando comparados com aqueles que fizeram fisiologia humana e foram aprovados. Essas descobertas destacam a importância da disciplina de fisiologia humana ser pré-requisito no curso de bacharelado em educação física, fomentando assim a qualidade do ensino-aprendizagem.

Este artigo representa uma colaboração entre pesquisadores da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Espírito Santo e University of Zurich, contando com o apoio e a colaboração da Pró-Reitoria de Graduação da UFG (PROGRAD-UFG).

Para saber mais sobre este estudo, acesse o artigo completo no link a seguir: https://doi.org/10.1186/s12909-024-05058-1