BOX-FEFD_300x180_NOTICIAS

Trabalho de Iniciação à Pesquisa Científica de egresso da FEFD são publicados em revista científica internacional

Por KARLIIZ LEBARA ARANTES FABINO. Em 21/02/24 11:06. Atualizada em 21/02/24 11:06.

Estudo tem como objetivo de avaliar a prevalência de uso de suplementos alimentares por triatletas amadores.

Estudante egresso do curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), Vinnycius Nunes de Oliveira, teve seu trabalho de Iniciação à Pesquisa Científica publicado na BMC Research Notes (fator de impacto: 1.8). O artigo intitulado como “Prevalence of dietary supplement use among male Brazilian recreational triathletes: a cross-sectional study” teve o objetivo de avaliar a prevalência de uso de suplementos alimentares por triatletas amadores. O triatlo é uma modalidade esportiva de longa duração, portanto dependente do condicionamento aeróbio, que combina três modalidades esportivas (natação, ciclismo e corrida) sobre uma variedade de distâncias. De acordo com o Vinnycius, apesar de o condicionamento aeróbio ser importante para se ter sucesso em provas de longa duração, outros aspectos também devem ser levados em consideração, dentre esses aspectos, o estado nutricional. Os resultados mostraram que a prevalência do uso de suplementos alimentares foi alta (~90% do triatletas relataram utilizar pelo menos um suplemento) e uma boa parcela da amostra (~25%) não recebia a prescrição do suplementos alimentares por um profissional certificado, que é o nutricionista (ao menos no Brasil). Os resultados desse estudo são importantes e deixam um alerta sobre o uso e prescrição indiscriminados de suplementos alimentares.

De acordo com o orientador do estudante, o Prof. Claudio Lira, “o estudo se justifica, pois, boa parte das pessoas utilizam uma variedade de suplementos alimentares sem a devida prescrição e necessidade.” Além disso, o Prof. Claudio reforça a importância do Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG como ferramenta para proporcionar a formação do estudante fora da sala de aula. “A iniciação científica possibilita o contato do estudante com assuntos não aprofundados em sala de aula e é um importante reforço à formação oferecida pela UFG. Passar pelo programa de Iniciação à Pesquisa Científica é muito importante não só para o estudante, mas também para a UFG, pois reforça a importância do sistema público brasileiro de fomento à pesquisa. Atualmente, o Vinnycius está na pós-graduação stricto-sensu em Ciências da Saúde da UFG e possui bolsa de estudo fomentada pela CAPES”, afirmou o professor.

O estudo também contou com a participação da Rafaella Braga Sinisgalli (médica do esporte, especialista pela Universidade Federal de São Paulo), Rodrigo Vancini (professor da Universidade Federal do Espírito Santo), Gustavo de Conti Teixeira Costa (professor da FEFD), Beat Knechtle e Katja Weiss (professores da University of Zurich, Suíça) e Marília Andrade (professora da Universidade Federal de São Paulo).

O trabalho foi realizado durante a pandemia e o estudante recebeu bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

O artigo pode ser lido gratuitamente por meio do link: https://bmcresnotes.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13104-023-06665-9