oficina dança

Curso de Licenciatura em Dança promove a oficina: O Balé Através da Perspectiva Visual: Pistas Não Auditivas para o Ensino da Dança

Por Lara Carvalho. En 01/10/25 15:50 . Actualizado en 01/10/25 16:17 .

No dia 19 de setembro a Faculdade de Educação Física e Dança recebeu o professor Victor Techera, onde ministrou a oficina intitulada: O Balé Através da Perspectiva Visual - Pistas Não Auditivas para o Ensino da Dança.

A ação aconteceu como parte da disciplina de Somática, ministrada pela docente Elisa Abrão. A oficina foi um momento interessante para refletir e experimentar metodologias e pesquisas que envolvem questões de dança, pessoas com deficiência e acessibilidade. O professor propõe pistas não auditivas, como o toque e outras experimentações que transcendem o aprendizado puramente visual, tornando a dança mais inclusiva e acessível além das perspectivas tradicionais. 

Currículo Victor Techera: Graduado em Dança Licenciatura pela UFPel, pós-graduado em AEE, atualmente cursa Especialização em Tradução e Interpretação, Docência em Libras. Trabalha como professor de Artes da rede estadual do RS. Já atuou na área artística como bailarino e ator de shows com acontecem em locais de entretenimento em Gramado/RS. Devido a essa experiência como artista, ministrou "Treinamento de Processos Inclusivos" para os colaboradores de alguns empreendimentos como GPK e Casa da Vó. Atuou como professor de pessoas surdas no projeto de extensão "A Comunidade Surda Reinventando a Arte do Balé" (2018-2022). Realiza tutorias no NAI UFPel (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão), programa de apoio à inclusão qualificada de acadêmicos e acadêmicas com deficiência, com transtorno do espectro do autismo e com altas habilidades ou superdotação no ensino superior, que envolviam também, ações inclusivas e de acessibilidade para pessoas surdas (2022).

oficina dança