Quizumba GO

Quizumba

By Tálita Kardech. On 08/30/12 11:24 . Updated at 08/21/14 11:45 .

Dando continuidade as atividades do Programa Corpopular - Intersecções Culturais (PROEXT MEC/SEsu), convidamos a todos e a todas para no próximo domingo, às 10h30, no Conjunto Itatiaia, assistir a peça teatral Quizumba! Tragam seus filhos e amigos

Sobre o Coletivo Quizumba

Formado por artistas com interesse em pesquisar nossas raízes culturais, 
o Coletivo Quizumba encontrou nas pesquisas sobre as origens africanas do povo brasileiro seu primeiro estímulo para a criação de uma peça. Muitas vezes essas origens são negadas no decorrer da vida familiar e escolar.
Com a aprovação da lei nº 10.6391 tornou-se visível o despreparo da nossa sociedade em relação ao assunto, principalmente por termos mantido-o durante tanto tempo isolado de alguns ambientes de nossa cultura. É preciso agora: pesquisar, registrar, divulgar, contar e cantar. Para reescrever essa história, recorremos à sabedoria africana que nos ensina a guardar conhecimentos para além dos livros. A tradição oral de vários povos africanos tem os Griots como guardiões do conhecimento: são narradores de suas tribos, contam histórias para crianças e adultos, fortalecendo em cada um a compreensão do universo em que vivem. Em Quizumba!, os temas centrais são a resistência e a luta. Benedito, um velho africano, um Griot, vai desvendando que covardia e valentia têm várias formas de se mostrarem. O capoeirista: espera, observa, luta, esconde, se esquiva, foge; assim também fizeram os de Palmares e de outros quilombos.
Assim muitas vezes a cultura africana foi guardada e preservada.

Quizumba!


"Você vai aprender, um dia,
uma lição que não falha:
nem sempre fugir é covardia,
às vezes é estratégia de batalha."

Em Quizumba! duas histórias se entrelaçam: a do menino Pastinha e do menino Francisco. Pastinha é um menino baiano do começo do século XX que vê sua passagem por uma determinada rua impedida por outro rapaz, que sempre acaba batendo nele. Um dia, vendo a cena por uma janela, o velho mestre Benedito convida o menino a aprender um jeito de se defender. Durante o aprendizado, ensinando-o a equilibrar covardia e valentia, mestre Benedito conta a história de Francisco, o Zumbi dos Palmares. Envolvendo outras vozes, a trajetória deste menino é apresentada, envolvendo História e ficção, desde
seu seqüestro, quando criança, do Quilombo dos Palmares, passando pela sua adoção por um padre e seu espírito de busca que o faz procurar sua origem. Assim, Pastinha vai ouvindo e contestando criando sua própria história.

 

Quizumba GO

Source: CORPOPULAR