Ministro da Educação sugere Conferência de Esporte para alunos apoiarem Rio-2016

Por Pollyana Nascimento. Em 29/03/09 00:10. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Ao manifestar total apoio ao projeto em defesa da candidatura do Brasil como sede das Olimpíadas de 2016 encabeçado pelo Ministério do Esporte, o ministro da Educação, Fernando Haddad sugeriu esta semana, ao ministro Orlando Silva, a realização de uma conferência nacional do Esporte e Lazer envolvendo o público infanto-juvenil

A idéia, segundo Haddad, é que a ação envolva toda a comunidade escolar para que, desde já, estudantes de todos os pontos do país vistam a camisa do conhecimento sobre o legado da transformação que as olimpíadas deixarão para cada cidadão brasileiro.

“A realização de uma conferência infanto-juvenil, com o tema Esporte e Lazer, a exemplo da Conferência do Meio Ambiente destinada ao mesmo público será uma excelente alternativa de divulgar e interagir com a juventude”, recomendou Haddad à Silva. O motivo da reunião, na última quinta-feira (19) entre os dois ministros foi debater a importância dos programas educacionais que envolvam o esporte.

Confiante de que é impossível pensar em legado da realização de megaeventos esportivos sem considerar a importância da educação e o envolvimento dos estudantes, Orlando Silvasinalizou ser oportuna a proposta do ministro Haddad. “Buscar a integração entre as políticas do Esporte com as políticas desenvolvidas pelas escolas é fundamental. Estamos no momento que antecede a elaboração do dossiê com todas as justificativas que convençam e conquistem o Comitê Olímpico Internacional (COI)”, disse, ao explicar que a campanha do Rio-2016 tem o engajamento de um comitê de empresários para a formação de projetos.

Mais que isso. A transformação social proposta refere-se às inúmeras melhorias e investimentos nas áreas urbanísticas, ambientais, esportivas, econômicas, sociais, educacionais,entre outras, cujos projetos deverão ser incluídos no dossiê de candidatura. Além do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, os projetos beneficiarão também o Brasil, já que o governo federal pretende expandir ou implantar programas de alcance nacional visando ao desenvolvimento do país tendo como horizonte o maior evento esportivo do mundo.

A conclusão do dossiê da candidatura Rio-2016 tem data prevista para ainda este ano, quando o documento que virá em sua primeira versão escrita em português será traduzido para o inglês. “A proposta é entregar o dossiê da candidatura brasileira ao COI, em fevereiro de 2009”, informa Ricardo Leyser Gonçalves, secretário extraordinário da Candidatura Rio-2016.

Presente no encontro ministerial da última quinta-feira (19), a secretária Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer da Cidade (SNDEL), Rejane Penna Rodrigues, garante que a participação do MEC no processo de elaboração dos critérios de defesa da candidatura Rio-2016 é fundamental. “Trata-se de uma agenda altamente positiva para o trabalho desenvolvido nas duas pastas. Ao longo dos próximos oito anos, serão desenvolvidas ações ligadas ao setror como a implantação de infra-estrutura esportiva e de programas sociais esportivos nas unidades escolares”, explica.

Fonte: Ascom Ministério do Esporte