Rede Ifes/UFG e Magnífica Mundi transmitem programação cultural do Congresso Brasileiro de Samba

Por Pollyana Nascimento. Em 27/04/09 16:39. Atualizada em 09/08/13 10:42.
Mostra coreográfica Samba Cerrado e as apresentações da Banda Pequi e da Quasar Cia de Dança serão transmitidas em tempo real na internet

O próximo final de semana será de samba e musicalidade no campus II da UFG. Uma verdadeira festa, com a apresentação da Banda Pequi, no sábado, e da Quasar Cia. de Dança, no domingo. Além disso, mais de 50 dançarinos do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás demonstrarão suas performances em samba, bolero, maxixe e outros ritmos brasileiros de salão. As atividades fazem parte da mostra coreográfica Samba Cerrado e do Congresso Brasileiro de Samba em Goiás, iniciativas da Cooperativa Goiana de Dança de Salão (CooperDançaS), que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensa e Cultura da UFG (Proec).

Não pode ir? Acompanhe tudo, então, pela Internet. O resultado dos experimentos em música e movimento será transmitido pela RedeIFES/UFG e pela Web TV Magnífica Mundi, por meio do site www.fic.ufg.br/magnifica.

A transmissão faz parte de uma troca de conteúdos acadêmicos entre as Instituições Federais de Ensino Superior e, além de levar diversão e arte para quem não pode chegar até o evento, visa compartilhar experiências de extensão entre a comunidade e as Universidades Públicas de todo o país.

No caso da mostra Samba Cerrado, revelar as experimentações em música será tarefa da Banda Pequi com seus estudos feitos na disciplina Conjunto Musical. O grupo, regido pelo professor da Escola de Música Jarbas Kavendish, realiza pesquisa e execução em performance, cujo foco é a música popular brasileira. A instrumentação da banda é composta por quatro trompetes, quatro trombones, cinco saxofones e base completa, num total de 19 músicos.

Já os estudos em expressão corporal poderão ser constatados tanto na trajetória de 21 anos da Quasar Cia. de Dança, companhia de dança contemporânea cujo trabalho tem reconhecimento e premiações internacionais, como no envolvimento da Escola de Música e Artes Cênicas com as oficinas de dança de salão realizadas no Congresso Brasileiro de Samba em Goiás.

Tempo real

Essa será a terceira vez que a RedeIFES atua em tempo real na UFG. A primeira atividade da Universidade Federal de Goiás compartilhada em rede nacional (e também disponível para o mundo por meio da Internet) ocorreu em março deste ano, com a transmissão da aula inaugural do Doutorado em Ciências Ambientais. Muito antes disso, porém, desde 2000, a tv web Magnífica Mundi, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, já conectava a vida acadêmica aos internautas por meio de uma iniciativa de reformulação do antigo laboratório de Rádio e TV.

A RedeIFES foi iniciada em 2003, por meio de uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No ano seguinte, os primeiros resultados da pesquisa foram apresentados em um encontro que reuniu assessores de comunicação das universidades e profissionais de rádios e televisões públicas brasileiras. Constatou-se a necessidade de uma unidade na troca de informação entre a comunidade universitária de todo o país. Desde então, algumas ações foram feitas para testar e dar visibilidade à rede. Atualmente, a RedeIFES dispõe de um portal que possibilita que as Instituições Federais compartilhem conteúdos audiovisuais.

Evento: Transmissão de apresentações culturais pela RedeIFES/UFG e Magnífica Mundi - Data: 02 e 03 de maio - Horário: 02 de maio, a partir das 22 horas

03 de maio, a partir das 19 horas - Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus II da UFG. - Endereço eletrônico: www.fic.ufg.br/magnifica

Fonte: UFG