Secretário do MEC divulga números sobre a educação a distância no país
Os números foram apresentados no dia 27, em Brasília (DF), pelo secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, durante uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados. Ele também apresentou dados que revelam o desempenho excepcional dos graduandos a distância, melhor avaliados em sete das 13 áreas analisadas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O secretário avaliou que essa modalidade de ensino tem contribuído para a democratização do acesso ao ensino superior público.
Na ocasião, Bielschowsky lembrou que a estrutura do sistema de educação a distância colabora para a garantia de qualidade na graduação ofertada. Entre os diferenciais apontados estão a equipe multidisciplinar, a infraestrutura de apoio, o material didático e os sistemas de educação. O secretário também abordou a formação profissional técnica de nível médio a distância. Ele revelou a meta de atender 200 mil alunos em mil escolas-pólo até 2010 pela Escola Técnica Aberta do Brasil (e-tec Brasil). Hoje, 147 cursos são ofertados, com 11,2 mil estudantes matriculados. O investimento para este ano no programa será de mais de R$ 160 milhões. "A cultura da educação a distância é nova. Estamos construindo uma cultura que possa se traduzir em ensino de qualidade", afirmou.
Ele destacou a importância da capacitação e formação continuada por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com 650 pólos e 110 mil alunos, e o ProInfo Integrado, que já atendeu a 62,2 mil escolas brasileiras com laboratórios de informática. O programa também oferece capacitação e conteúdos educacionais. "São novas perspectivas de acesso ao ensino público de qualidade", disse. Informações sobre as ações da Secretaria de Educação a Distância do MEC podem ser obtidas neste em: Portal MEC
Fonte: Jornal da Ciência