Cai taxa de formação de doutores no país

Por Pollyana Nascimento. Em 15/06/09 07:13. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Crescimento no número de titulados era de 15% ao ano em média no início da década e baixou para 6% de 2004 em diante. Só 24% dos professores das instituições de ensino superior possuem título; no ano passado, foram formados 10.711 doutores

A letra do zologo Paulo Vanzolini ilustra bem a situao do sistema de ps-graduao nacional: "De um lado tem mar alta, do outro praia de fora." O pas rompeu a barreira simblica da formao de 10 mil doutores em 2008. Segundo nmero ainda no divulgado pelo governo, 10.711 receberam o ttulo. Porm, a taxa de aumento de titulados, que era de 15% em mdia ao ano no incio da dcada, caiu para 6% de 2004 em diante - com uma tendncia de alta no ltimo ano.

Dados mostram que a carncia do setor acadmico no Brasil continua enorme. De todas as instituies de ensino superior do pas, entre particulares e pblicas, s 24% dos professores so doutores. E h trs anos, pelo menos, a taxa relativa mostra que o Brasil ainda est longe de alcanar o nmero de formao dos americanos. O resultado da diviso do nmero de titulados nos EUA pela quantidade anual de doutores brasileiros - um dos indicadores mais usados pelos estudiosos - est estagnado em 21%.

" bastante preocupante", afirma Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor-cientfico da Fapesp (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de SP). O fato de o intervalo entre os dois pases no diminuir, para o pesquisador e dirigente cientfico, impede que o Brasil se aproxime das estatsticas de pases mais desenvolvidos. Apesar de considerar que as taxas de formao de doutores, mesmo em queda, esto altas, Eduardo Viotti, economista especialista em poltica cientfica, concorda que o nmero de professores universitrios que possuem ttulo de doutorado ainda muito reduzido e precisa ser elevado. Ele um dos autores de um estudo sobre ensino superior publicado pelo CGEE (Centro de Gesto e Estudos Estratgicos) em 2008.

O ministro da Cincia e Tecnologia, Sergio Rezende, v o quadro com mais naturalidade e com menos preocupao. "No possvel que um sistema de ps-graduao cresa tanto por um tempo muito longo", disse ele Folha. O Plano Nacional de Ps-Graduao do Brasil prev para o fim do prximo ano a cifra de 16 mil doutores em um ano - nmero que dificilmente ser atingido. Mas o titular do MCT sabe onde est um dos gargalos: a inovao brasileira, no setor privado, ainda no ocorre na velocidade desejada.

Federais

Mesmo com as particulares fora da conta, o nmero de doutores entre os professores do terceiro grau baixo. Quando so analisadas apenas as universidades federais, por exemplo, a cifra de 50%. Das 55 universidades federais que o Brasil tem hoje, 9 (16,3%) no poderiam ter mais esse nome se a discusso da reforma universitria, estagnada no Congresso h anos, j tivesse sido encerrada. Pelo Projeto de Lei, cada instituio deve ter pelo menos 25% de doutores no quadro de docentes para ser denominada "universidade".

Em So Paulo, onde existem ilhas de excelncia, a taxa mdia nas trs universidades estaduais de 93%. Nos EUA, que possui universidades mais voltadas para a pesquisa e outras focadas quase exclusivamente no ensino, as mesmas taxas ficam ao redor dos 73%. Jarbas Bonetti, professor e pesquisador na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), diz que a menor busca dos alunos por doutorado pode ter a ver com a maior dificuldade para a obteno de bolsas e falta de perspectiva de emprego aps conseguir o ttulo.

J Adalberto Vieyra, coordenador de rea da Capes e professor da UFRJ, diz que os programas de ps-graduao cresceram em nmero e tamanho, especialmente a partir de 2003. "Mas o corpo de orientadores qualificados, de formao demorada e cuidadosa, cresceu de forma muito lenta, passando de 32 mil para 35 mil." Segundo ele, o desafio no s superar o fosso dos 0,6 doutores por 1.000 habitantes contra os 30 da Alemanha, por exemplo. " preciso formar pessoas capazes de liderar a abordagem de complexos problemas nas fronteiras do conhecimento, no mesmo nvel que nos pases desenvolvidos." Para o consultor e ex-reitor da USP, Roberto Leal Lobo e Silva Filho, importante aumentar a incorporao de doutores tanto na iniciativa privada, para a inovao, quanto no setor acadmico.

Fonte: Jornal da Ciência