UFG oferecerá cursos para professores da rede pública de ensino

By Pollyana Nascimento. On 07/25/09 03:52 . Updated at 01/24/12 08:26 .
Os cursos a serem oferecidos nas modalidades a distância e presenciais são previstos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

As inscrições para os cursos de Graduação, exclusivas para professores em exercício nas redes públicas estaduais e municipais, estarão abertas até dia 31 de julho. Apenas em 2009 , são 51.304 vagas distribuídas em todo o país, previstas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Pode se inscrever o educador que esteja em uma destas três situações:

- professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura)

- professor graduado, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura)

- bacharel sem licenciatura, que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Para participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o docente da escola pública tem de cadastrar o currículo na Plataforma Freire , na qual também escolhe o curso que deseja e faz sua inscrição.

O estado de Goiás oferece 2.270 vagas distribuídas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com vagas para os cursos de Física, Biologia e Artes Visuais, e pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), que oferece vagas em cursos de Informática, História e Biologia. Os cursos, a distância, podem ser feitos nos pólos distribuídos em 18 municípios.

A meta do plano nacional, lançado em 28 de maio deste ano, é formar, entre 2009 e 2011, 330 mil professores que hoje dão aulas sem licenciatura. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância. O investimento do governo federal somará R$ 1,9 bilhão.

Source: UFG