Abertura da 20ª Semana do ICB reúne cerca de 300 pessoas

Por Ricardo Niteroi. En 18/08/09 07:42 . Actualizado en 24/01/12 08:26 .
Evento anual do Instituto de Ciências Biológicas comemora os 150 anos da principal obra de Darwin

Com o tema dos 150 anos da publicação da principal obra de Charles Darwin, A origem das espécies por meio da seleção natural, e também comemorando os 200 anos do naturalista, a abertura da 20ª Semana do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que ocorre de 17 a 21 de agosto, reuniu cerca de 300 pessoas, entre estudantes e professores, no auditório do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. Para compor a mesa diretiva estiveram presentes o vice-reitor da universidade, Benedito Ferreira Marques, a coordenadora geral de pesquisa, Mara Rubia da Rocha, o diretor do ICB, Reginaldo Nassar Ferreira, o coordenador do curso de Biomedicina, Ivan Torres Nicolau de Campos, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Patrícia Maria Ferreira, o coordenador do curso de Ecologia e Análise Ambiental, Rafael Dias Loyola e a representante da comissão organizadora do evento, a estudante Natácia Evangelista de Lima.

Na ocasião, Natácia agradeceu a presença e a participação de todos os presentes e lembrou que a festa de encerramento do evento servirá para arrecadar alimentos para uma creche. O professor Reginaldo Nassar falou da evolução do evento e dos resultados positivos alcançados, já que várias das palestras oferecidas serão ministradas por professores que são do ICB, além da expectativa para os próximos anos. “Que possamos ter mais 20 anos da Semana do ICB”, espera o diretor do instituto. O vice-reitor, Benedito Ferreira Marques, convidado pela estudante Natácia de Lima para compor a mesa-redonda sobre o novo código florestal no dia 18, leu o e-mail enviado por Natácia e aceitou participar da mesa-redonda. Benedito, que anteriormente esteve na cerimônia de apresentação da obra do bloco de internação do Hospital das Clínicas (HC), ressaltou a importância do projeto e afirmou que a UFG está em forte desenvolvimento. Com relação à participação na Semana, Benedito comentou sobre o código florestal e a importância da discussão do tema para a sociedade. “Não há como se fazer uma lei sem que a sociedade não discuta o assunto”, ressaltou o vice-reitor.

Na palestra “Darwin e os dinossauros”, ministrada pelo professor e paleontólogo do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alexander Wilhelm Armin Kellner, foi abordado a questão dos fósseis de dinossauros, de como eles são encontrados e as etapas de fossilização. O professor fez referência ao filme do diretor Steven Spilberg, Jurassic Park, como sendo uma forma de chamar atenção novamente para os dinossauros, apesar de apontar diversos erros, como a existência do tiranossauro Rex ser da era Mesozoíca do perído Cretáceo e não Jurassico, como apresentado no filme. “O fime Jurassic Park renovou a atenção para os dinossauros, já que estes são utilizados como produtos nas mais diversas economias”, destacou Alexander Kellner. O professor lembrou também que no passado a magnitude dos eventos climáticos eram maiores, explicando a extinção do dinossauros. Na palestra, o paleontólogo especificou as utilidades da paleontologia e sua aplicação. “A paleontologia tem aplicação direta, especialmente na geologia do petróleo”, afirmou Alexander Kellner.

A Semana do ICB está em sua 20ª edição e é organizada pelos estudantes de graduação do ICB. Neste ano acontece paralelamente às palestras, mini-cursos e oficinas, o concurso fotográfico Tributo a Wallace, que homenageia o naturalista Alfred Russel Wallace, tendo a exposição de fotografias relacionadas à temática do evento.(Mais informações sobre o concurso clique aqui).

Fuente: Ascom/UFG