Aberto o XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação
A Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás realizou, na noite dessa última quarta-feira, a abertura oficial de seu XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas com o tema Formação, Cultura e Subjetividade. Primeiramente, o acadêmico da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Pedro Aguiar, fez uma apresentação de canções ao violão.
Logo após, a mesa foi composta pela pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, representando o reitor Edward Madureira Brasil; a vice-diretora da FE, Susie Amâncio; a coordenadora do Simpósio, Edna Queiroz; e a secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Alba Valéria, representando a presidente da entidade, Ieda Leal. Os presentes foram convidados a assistir a apresentação do Hino Nacional com imagens da diversidade étnica brasileira projetadas em um telão e com tradução em Libras pelo aluno do curso de Pedagogia Leonarlley Barbosa.
A vice-diretora da FE, Susie Amâncio, enfatizou que é de grande relevância o diálogo entre os cursos de Pedagogia e Psicologia, promovido pelo Simpósio. Segundo ela, essa relação é o que constitui a academia. A pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, aproveitou a ocasião para falar sobre o quadro atual da universidade, que considera importante ser mostrado, principalmente aos alunos. Entre os fatos citados, ela comentou sobre a ampliação do Hospital das Clínicas, a construção da nova biblioteca no Câmpus I e a fase de expansão da UFG.
A conferência de abertura ficou por conta do professor em Psicologia Escolar da Universidade de São Paulo (USP), José Leon Crochik. Para desenvolver o tema, A constituição do sujeito na contemporaneidade, o professor recorreu à literatura dos séculos XVIII, XIX e XX, e fez apontamentos baseados em diversos autores, como Goethe, Marquês de Sade, Balzac, Edgar Alan Poe, Franz Kafka e Thomas Mann. A conclusão a que chegou foi que, atualmente, não há subjetividade. Com a polêmica no ar, a coordenadora da conferência, Susie Amâncio, abriu para o debate.
A coordenadora do Simpósio, Edna Queiroz, deseja que todos os participantes tenham o máximo aproveitamento nos quatro dias do evento. Informações adicionais, inclusive a programação, podem ser conferidas clicando aqui.
Fonte: Ascom/UFG