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Prograd realiza II Oficina de avaliação dos cursos de Graduação

By Ricardo Niteroi. On 09/03/09 14:43 . Updated at 01/24/12 08:26 .
A palestra apresentou as diretrizes e objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de cursos e servidores técnico-administrativos estiveram presentes no auditório do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) para a II Oficina de avaliação dos cursos e suas repercussões no ensino de Graduação e assistiram a palestra de Maria Elba Dantas de Moura Pereira. A professora é coordenadora geral de avaliação institucional e dos cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Antes do inicio da palestra, a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, adiantou que a instituição realiza um estudo para acompanhar a situação atual de seus 120 cursos de Graduação e que está prevista a publicação, de maneira padronizada, dos projetos pedagógicos dos cursos. A pró-reitora também ressaltou que considerou como extremamente favorável a classificação da UFG como 22ª melhor universidade entre 2 mil instituições avaliadas em todo o país pelo Inep, que é ligado ao Ministério da Educação.

A coordenadora do Inep apresentou as leis e decretos que regulamentam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para explicitar as diretrizes do sistema. O Sinaes utiliza três vertentes de avaliação: a avaliação das instituições, avaliação dos cursos e do desempenho dos estudantes para promover nas instituições de ensino superior a orientação de suas ações em prol da contínua melhoria da qualidade de ensino.

Enade – A pró-reitora de Graduação e a coordenadora do Inep foram incisivas ao reafirmar a necessidade de participação dos estudantes no processo de avaliação das instituições. Quando um estudante boicota o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ele traz um prejuízo não só para a sua instituição como um todo, mas também para o conceito do seu curso, prejudicando assim sua futura aceitação no mercado de trabalho.

Para evitar essa situação Maria Elba Pereira ressaltou a necessidade dos professores explicarem aos alunos os processos da prova, apresentando a portaria que regulamentará a avaliação daquele ano e discutindo o questionário que os acadêmicos preenchem antes do Enade.

Source: Ascom/UFG