Câmpus Samambaia é palco de música brasileira
A primeira edição do projeto Música no Câmpus modificou a rotina da terça-feira à noite na UFG. Cerca de 1.100 pessoas compareceram ontem ao Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal para conferir a desenvoltura do grupo de música instrumental Hamilton de Holanda Quinteto. O projeto foi organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG.
De acordo com a coordenadora de cultura da Proec, Flavia Maria Cruvinel, o projeto visa contemplar a diversidade da música brasileira, trazendo músicos de qualidade e, por vezes, não conhecidos pelo grande público. “Outro objetivo do Música no Câmpus é oferecer à comunidade geral a oportunidade de conhecer grandes artistas a um preço acessível”, declarou a coordenadora.
O reitor, Edward Madureira Brasil, também presente no evento, ressaltou ainda a parceria com a rede estadual de ensino. “Ao oferecer shows de alto nível, a universidade se aproxima cada vez mais da sociedade, proporcionando mais uma opção cultural. A ideia é transformar o Centro de Cultura e Eventos em um espaço de qualidade para a realização de eventos culturais em Goiânia”, comentou.
Hamilton de Holanda e Quinteto apresenta no currículo indicações ao Latin Grammy e o Prêmio da Música Brasileira, nas categorias melhor solista e melhor disco instrumental. No show, a banda executou o repertório do mais recente disco, Brasilianos 2. O bandolinista Hamilton brincou com a crise do mercado fonográfico e informou que a banda disponibiliza a venda do álbum por R$ 5,00. “Eu pirateio meu próprio disco”, brincou.
A apresentação evidenciou tanto o entrosamento dos músicos do grupo quanto a habilidade de cada um, e conquistou aplausos entusiasmados do público presente. O violinista Jales César, fã declarado de Hamilton de Holanda Quinteto, impressionou-se ainda com a atuação do grupo no palco. “Eu fico até sem palavras, eles são fantásticos”, exclamou. O músico ainda elogiou a iniciativa do projeto Música no Câmpus: “Trazer artistas do calibre de Hamilton, que é considerado um dos bandolinistas de mais alto nível mundial, acredito que essa proposta vai impulsionar a apreciação de música na cidade”.
Além da rede estadual de ensino, alunos da rede municipal e de escolas especializadas em música, como o Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e o Centro Cultural Gustav Ritter, também foram convidados a prestigiar o evento. “Estamos começando esse evento com bons parceiros para crescer e avançar, com pelo menos um show por mês e quem sabe até mais”, completou o reitor Edward.
A próxima edição do projeto ocorrerá dia 10 de dezembro, com a apresentação da cantora Mônica Salmaso e o grupo Pau Brasil.
Fonte: Ascom/UFG