UFG sedia II Seminário de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal em Goiás
Exposições, debates e a troca de ideias pontuaram o II Seminário de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal no estado de Goiás, realizado hoje, 25/9, no Salão Nobre da Faculdade de Direito. O objetivo do seminário foi discutir o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS), proposto pelo Ministério do Planejamento. Ao abrir o evento, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, salientou a importância de melhorar os serviços de atenção à saúde do servidor, por meio da parceria entre os órgãos públicos federais. “O SIASS tem total apoio da UFG, já que aumentará a qualidade do ambiente de trabalho na esfera pública federal”, reiterou.
O seminário seguiu com a exposição do coordenador de Seguridade Social e Benefício do Servidor do Ministério do Planejamento, Sérgio Antônio Martins Carneiro. Ele falou sobre os desafios para a implantação do SIASS, subsistema apoiado em três eixos principais na atenção à saúde do servidor: assistência, perícia e promoção e vigilância. A principal proposta do programa é unificar o atendimento ao servidor nos órgãos públicos federais. Em Goiás, o Centro de Reabilitação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a UFG poderão ser unidades de atendimento do SIASS.
Em sua apresentação, o pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Ernando Melo Filizzola, frisou que já foi feito o rastreamento dos órgãos públicos federais presentes em Goiás. Pesquisas e visitas técnicas puderam fornecer as dimensões dos serviços de saúde desses órgãos, que serão aproveitados na implantação do SIASS. A professora Vânia Cristina Marcelo, da Faculdade de Odontologia da UFG, falou sobre a importância da consolidação de políticas de vigilância e promoção da saúde do servidor, englobando conceitos como prevenção, educação, qualidade de vida, meio ambiente e a construção de práticas saudáveis de relacionamento no local de trabalho.
O seminário continuou no período da tarde, com uma reunião de trabalho entre diretores, coordenadores, servidores e profissionais de saúde dos órgãos federais presentes no encontro.
Fonte: Ascom/UFG