
SEMINÁRIO QUAL ESPORTE? QUAL UNIVERSIDADE?
Faculdade de Educação Física e Dança/UFG, em 24 de novembro de 2014, das 08:00 às 18:00 horas.
EMENTA: Aspectos da historicidade do esporte na UFG. Concepções de esporte universitário. Formas de participação estudantil no esporte universitário na UFG. Relações entre esporte e educação, em especial, possibilidades e limites do esporte na educação escolar. Linhas de ação para dar visibilidade às demandas esportivas da comunidade acadêmica junto às instancias decisórias da UFG e inserir o esporte na pauta de compromissos e de ação da gestão superior da Universidade.
OBJETIVOS:
1 – Reconstituir a historicidade do esporte na UFG;
2 - Debater concepções de esporte universitário;
3 – Apresentar e discutir formas de participação no esporte universitário na UFG;
4 - Perspectivar relações entre esporte e educação, em especial, as possibilidades e limites do esporte na escola;
5 – Estabelecer linhas de ação possíveis no sentido de conferir visibilidade as demandas esportivas junto às instancias decisórias da UFG e inserir esporte na pauta de compromissos e de ação da gestão superior da Universidade.
PÚBLICO-ALVO: Estudantes, professores e técnicos da FEFD; associações atléticas e centros acadêmicos da UFG; gestores da UFG; comunidade acadêmica em geral.
INSCRIÇÕES: 17 a 21/11/2014 no CAEF/AAEF
CARGA HORÁRIA: 10 horas.
CERTIFICADOS: Para participantes com frequência igual ou superior a 75%.
LOCAL E DATA: Faculdade de Educação Física e Dança/UFG, em 24 de novembro de 2014, das 08:00 às 18:00 horas.
PROGRAMA:
07:30 as 09:30 horas
Oficina 1 - Estratégias de preservação da memória do esporte na UFG – Profa. Dra. Rubia-Mar Nunes Pinto
09:30 às 10:00 horas – Intervalo
10:00 às 12:00 horas
Oficina 2 - Organização de eventos esportivos – Prof. Dr. Roberto Furtado
14:00 às 16:30 horas
Mesa Redonda Qual esporte? Qual Universidade?
Participantes: Prof. Dr. Roberto Furtado
Prof. Ms. Juracy Guimarães - PROCOM
Acad. Jacqueline – Representante da Associação Atlética
Acad. Fernando Medeiros (ou Janderson) – Representante Centro Acadêmico
O Seminário Qual esporte? Qual universidade? é uma ação que integra o programa da exposição sobre os Jogos Internos da UFG nos anos 1980 e 1990, mas que incorpora os interesses da Associação Atlética Educação Física (AAEF), do Centro Acadêmico Educação Física (CAEF) e dos estudantes e professora Hemanuelle da Disciplina Estágio Supervisionado II do curso de licenciatura em educação física. Por distintos percursos, estes coletivos vêm agregando conhecimento e saber sobre as práticas esportivas na UFG e compreendendo a urgência de avançar nas formas apreende-las e problematiza-las.
No atual contexto de divergências e controvérsias acerca do esporte que temos, a oportuna reunião destas quatro vontades é um dos elementos potenciais para a abertura de canais de dialogo que poderão vir a sustentar as possibilidades de avanço nas compreensões, entendimentos, iniciativas e ações. De um tão amplo espectro de proponentes, depreende também o ambicioso objetivo de vencer o engessamento no debate sobre o esporte na UFG e projetar alternativas para sua democratização na UFG.
Cientes dos interesses específicos do campo da educação física e atentos à torre de babel que, atualmente, se configura na FEFD acerca do esporte na UFG, pretende-se constituir o Seminário como lócus que assegure o debate e a aprendizagem sobre a prática esportiva e, particularmente, sobre seu acontecer na Universidade Federal de Goiás.
Neste sentido, a proposta alinha-se ás as interrogações e questionamentos suscitados entre nós por esta prática tão fascinante quanto controversa. Reconhecendo o esporte como campo de acirradas disputas, o Seminário propõe-se a abrigar as distintas formas de concebê-lo e vive-lo e oportunizar a manifestação de tensões e conflitos. Porém, pretende faze-lo imbuído do firme propósito de inventar possibilidades dialógicas para, no espaço dos possíveis, agregar sujeitos, grupos, esforços e investimentos interessados na construção das condições materiais, politicas e culturais que permitam que a vivência esportiva venha a enriquecer, de fato, a experiência universitária de estudantes, professores e servidores técnicos na UFG.