Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Pós-graduação (PEC-PG) em pauta na UFG

Por Ricardo Niteroi. Em 08/10/09 09:29. Atualizada em 21/08/14 11:44.
Docentes, coordenadores de curso e estudantes se reúnem para discutir os programas que objetivam formar recursos humanos para os países em desenvolvimento

Na última terça-feira, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de cursos de Graduação e Pós-graduação, professores, técnicos administrativos e estudantes da instituição reuniram-se no I Encontro sobre o PEC-G e PEC-PG da UFG. A abertura do evento contou com a participação da pró-reitora de Graduação, professora Sandramara Matias Chaves, representando o reitor Edward Madureira Brasil; a coordenadora de Assuntos Internacionais, Ofir Bergemann; a coordenadora de Pós-graduação, Dulce Amarante, representando a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Divina Cardoso; e o coordenador do Encontro, professor Getúlio Antero de Deus Júnior.

A mesa-redonda “Avanços e perspectivas na gestão do PEC-G e PEC-PG e inserção dos egressos do PEC-G e PEC-PG nos países de origem” teve a participação do representante da Coordenação de Relações Estudantis do Ministério da Educação (MEC), Hilton Sales Batista; da coordenadora de Projetos Estudantis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Idelazil Cristina do Nascimento Talhavini; da representante da Divisão de Cooperação Educacional (DCE), Beatriz Sant’anna; e da estudante de Jornalismo do PEC-G, Helnicárdia Évora.

A exposição dos participantes foi dedicada a relatar os dados sobre os programas em nível nacional, como as regiões brasileiras que mais concentram esses alunos, os cursos mais procurados e os principais países de origem. Segundo Hilton Sales, foram oferecidas 2.600 vagas em 2009, mas, dos pouco mais de 1.000 alunos inscritos, apenas 550 foram selecionados. Isso se deve aos critérios de seleção, entre eles, que o aluno tenha o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe) e que se responsabilize por suas despesas. Após a mesa-redonda, a estudante de Jornalismo que participa do PEC-G, Helnicárdia Évora, relatou suas experiências e, em seguida, foi apresentado um vídeo com mais depoimentos de outros alunos do PEC-G e PEC-PG.

A professora Dulce coordena o PEC-PG e aproveitou a oportunidade para reafirmar a importância do programa para a Pós-graduação da UFG. “O PEC-PG está sendo ampliado a cada ano, cada vez mais programas de pós-graduação estão entrando no convênio, que tem tido um papel muito importante na internacionalização da nossa pós-graduação”, explicou.

Em 2008, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) assumiu efetivamente a coordenação do PEC-G. A professora Sandramara ressaltou o papel fundamental da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) no trabalho intenso de recepção e acompanhamento dos estudantes antes da Prograd assumir essa função. “Essa coordenação foi criada porque esses estudantes, ao chegarem na universidade, precisam ter uma referência do ponto-de-vista acadêmico para ter a quem procurar e com quem discutir as suas questões. Por meio dessa coordenação, fizemos uma sistematização dos dados do PEC-G, um levantamento da situação dos estudantes e dos dados do programa desde o seu início aqui na UFG. Eu acredito que nós avançamos muito nesse sentido”, enfatiza.

PEC-G é o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, coordenado na universidade pelo professor Getúlio Antero de Deus Júnior, que tem como objetivo internacionalizar o ensino brasileiro e formar recursos humanos para os países em desenvolvimento. Os estudantes selecionados ficam isentos de qualquer taxa na universidade em que fazem a graduação, mas devem assinar, antes de virem para o Brasil, um termo se responsabilizando pelas próprias despesas.

O PEC-PG é o Programa Estudantes-Convênio de Pós-graduação, coordenado na universidade pela professora Dulce Amarante, que tem como objetivo incentivar o intercâmbio de ideias e experiências nos níveis de mestrado e doutorado e cooperar na formação avançada, em áreas específicas, de países em desenvolvimento. As vagas são oferecidas aos alunos sem custo de matrícula nem exame de admissão em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Além desses benefícios, bolsas mensais nos valores de R$1.200 são oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para mestrado, e de R$1.800 para doutorado, pagas pela Capes.

Fonte: Ascom/UFG