noticia1256004043.jpg

Começou o Goiânia em Cena 2009

Por Ricardo Niteroi. En 19/10/09 22:00 . Actualizado en 24/01/12 08:26 .
Oitava edição do evento ocupará, além dos teatros e centros culturais, os espaços públicos da cidade

Goiânia vai respirar arte. O Goiânia em Cena 2009 leva espetáculos teatrais a todas as partes da cidade. Praças, parques, feiras, teatros, shoppings e universidades. É o teatro unido à musica, à dança, ao circo, à ópera e a todas as formas de expressão cênica.

A intensa programação artística inclui espetáculos locais, nacionais e internacionais, dentro do tema Tradição e Contemporaneidade, além de palestras, oficinas, wokshops, debates, seminários, cursos, cinema e música. Confira a programação completa e todas as notícias no site www.goianiaemcena.com.br.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, e patrocinado pela Caixa Econômica Federal, FUNARTE, SESC-GO e UNIMED, o Goiânia em Cena chega agora à sua oitava edição. Entre as novidades do evento, que acontece de 17 a 27 de outubro, em Goiânia (GO), estão o fato de ele voltar a ter caráter internacional e de ocupar, além dos teatros e centros culturais, também os espaços públicos da cidade, como parques e praças. No total serão 27 performances, nove oficinas e três seminários internacionais. Além de programar espetáculos de teatro, circo e dança, este ano o festival traz uma apresentação de ópera, com uma das principais solistas brasileiras, Adriana Clis, sob a regência do Maestro Norton Morozowicz.

Entre os destaques do Espaço Pedagógico estão a “Oficina de palhaço”, que será ministrada pelo ator e diretor Richard Riguetti (RJ), fundador da companhia de circo-teatro Off-Sina. O grupo apresenta no dia 25 a peça Café da Silva Pequeno e Psiu. O “Curso de dança e criação – Sopro de ideias” será ministrado pela coreógrafa e bailarina Esther Weitzman (RJ), fundadora da Esther Weitzman Companhia de Dança. A companhia apresenta no dia 18 o espetáculo O que imagino sobre a morte. Outro destaque é o curso de balé ministrado pela diretora e coreógrafa mineira Cristina Helena. Ela está à frente da companhia de dança SESIMINAS, que apresenta no dia 25 o espetáculo Dom Quixote. A “Oficina de interpretação de teatro contemporâneo” será ministrada pelo diretor de teatro Rodolfo Vázquez. Ele é um dos fundadores da Companhia Teatral Os Sátyros, que apresenta no dia 26 a peça Os 120 dias de Sodoma. Já o curso “Choreographic “Theatre & voice performance” será ministrado pelo diretor de teatro, ator e escritor francês Enrique Pardo.

Fuente: Assessoria do Evento