CNPq assina acordo com japoneses e recebe norte-americanos
A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação com a Japan Science and Technology (JST) foi nesta quarta-feira, dia 28, em Brasília. A assinatura formal deveria ter ocorrido no Japão, durante a II Reunião Conjunta Brasil-Japão em C&T realizada em Tóquio, de 13 a 14 de maio deste ano. Devido à impossibilidade da participação do CNPq no evento a cerimônia de assinatura foi adiada.
O acordo é resultado dos desdobramentos do Fórum de Reitores Brasil-Japão, realizado no fim do ano passado em Cuiabá (MT), no âmbito das atividades comemorativas do Centenário da Imigração Japonesa. O encontro propiciou ao Brasil resultados positivos no campo da cooperação em C&T. Na ocasião, foi assinada Carta de Entendimentos entre o presidente do CNPq e o diretor da JST.
O workshop conjunto previsto para o próximo ano deve acontecer no Rio de Janeiro, sendo coordenado pela professora Elba Bon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e terá apoio do CNPq para definição de temas de interesse nas áreas de biomassa e biotecnologia, a fim de viabilizar lançamento de edital conjunto no decorrer de 2010, avançando na interação com a JST.
Na cerimônia de assinatura do acordo, representaram a Embaixada do Japão o ministro Toshio Kunikata, o secretário para Assuntos de Ciência e Tecnologia, Yasunori Takenaka, e o assessor para Assuntos Políticos, Roberto Jimmy Hideki Yamamura. O presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, assinou o convênio pela agência brasileira.
Também participaram da solenidade a vice-presidente da agência, Wrana Panizzi, o diretor de Programas Temáticos e Setoriais, José Oswaldo Siqueira e a chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, Maria Lucilene Araújo Barros Velo.
Visita norte-americana
Também nesta quarta-feira, 28, uma delegação dos Estados Unidos visitou a sede do CNPq. Na pauta de discussões, a cooperação entre os dois países em ciência e tecnologia, o II Encontro da Comissão Conjunta Brasil-Estados Unidos sobre Cooperação Científica e Tecnológica, que acontece em Washington nos próximos dias 19 e 20 de novembro, e áreas de interesse para o Brasil, como bioenergia e materiais avançados.
A comissão norte-americana era formada por Nina Fedoroff, assessora especial de Ciência e Tecnologia, e Cindy Quezada, do Science and Technology Office do Departamento de Estado norte-americano, além de representantes da Embaixada norte-americana.
Fonte: Jornal da Ciência